O tenente-coronel Marcus Alexandre Moraes de Araújo, 51, comandou o 15º Batalhão da Polícia Militar em Franca ano passado e foi escolhido para ser secretário de Segurança e Cidadania no novo governo municipal. Ele foi anunciado para o posto no final da tarde desta quarta-feira (16).
Araújo, como é mais conhecido, é natural de Barretos, mas trabalhou na região de Franca desde 1996. Na patente de major, chegou a atuar em uma ação da Polícia Militar para combater quadrilha especializada em roubo a bancos.
Ele foi promovido a tenente-coronel em 24 de maio de 2019 e assumiu o comando do 15º Batalhão em 5 de junho. O policial atualmente está aposentado, é casado, tem uma filha e reside em Franca. Ele foi para a reserva em maio de 2020.
Conforme o prefeito eleito Alexandre Ferreira (MDB), o trabalho do novo secretário será para implementar políticas para melhoria do trânsito em Franca, além da promoção da cidadania e aplicar ações ligadas à segurança. “O coronel disse que aceitou o desafio e tem nisso uma grande missão. Já estamos planejando e reestruturando as ações de segurança”, explicou Alexandre Ferreira.
No ano passado, então como comandante do 15º BPM/I, ele articulou com os comerciantes da cidade e trouxe para Franca 96 policiais militares em formação para realizar o policiamento de final de ano. O tenente-coronel também precisou atuar para tentar conter o tráfico de drogas na região central, além de desenvolver ações para tentar evitar usuários de entorpecentes nas ruas do Centro, bem como de moradores de rua e pedintes.
O tenente-coronel também desenvolveu na região o trabalho de atividade delegada, que permite a policiais militares a execução de trabalho para o município a partir de parceria com a Prefeitura. Nos dias de folga, os policiais podem trabalhar, mas é o município quem fica responsável por pagar as horas trabalhadas. Ele colocou em prática a atividade delegada em Batatais, Rifaina, Itirapuã.
O policial é defensor de um conselho municipal de segurança atuante e utilização de recursos do fundo municipal de segurança de forma ativa, além de levantar a bandeira do monitoramento eletrônico.
Alexandre Ferreira já anunciou mais dois nomes de secretários desde quando iniciou o trabalho do governo de transição. Também estão definidos os nomes de Gislaine Liporoni e Nicola Rossano nas pastas de Ação Social e Planejamento Urbano, respectivamente. Ambos já trabalharam com o prefeito eleito.
*Se quiser enviar uma proposta de matéria ou foto que queira compartilhar, envie para gente no F3 Notícias Whatsapp (16) 99231-0035.