Ícone do site F3 Notícias

Família Garcia volta à seleção e Helinho assume cargo de auxiliar do Brasil

Foto: CBB

A família Garcia, tradicional no basquete no país e referência em Franca, está de volta à Seleção Brasileira masculina de basquete. Técnico do Sesi Franca Basquete, Helinho Garcia será auxiliar de Gustavo De Conti na Seleção Brasileira masculina, juntando-se à Tiago Splitter na nova comissão técnica do head coach.

A família Garcia tem mais de 50 anos de serviços prestados ao basquete brasileiro, começando por Fransergio, Totô e Hélio Rubens, que foi multimedalhista pela Seleção em quadra e depois técnico do Brasil, e agora Helinho, que defendeu o país como jogador e terá neste momento uma nova missão como auxiliar.

“Estou muito feliz e motivado com esse convite para ser auxiliar do Gustavo De Conti na Seleção Brasileira. Quero agradecer o convite do presidente Guy Peixoto Jr, do Marcelo Pará, do Diego Jeleilate e ao Gustavo, e a confiança que eles tiveram no meu nome. Temos muito trabalho pela frente, mas tenho a certeza que juntos podemos construir bastante para o basquete brasileiro”, disse Helinho.

Helinho praticamente cresceu dentro de uma quadra de basquete. Seu pai, Hélio Rubens, hoje com 81 anos, foi um craque da Seleção Brasileira, medalha de bronze no Mundial de 1967 e 1978, prata no Mundial de 1970. Também venceu o Pan de 1971, em Cáli. Mais tarde, treinou o Brasil em 96 partidas, sendo campeão dos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, no Canadá.

Foto: Divulgação/CBB

O treinador de Franca cresceu vendo a família respirar basquete e não teve como seguir outro caminho. Foi atleta por Franca, Vasco e Uberlândia, e desde a aposentadoria, em 2015, está no Franca Basquete. Pela Seleção, jogou os Mundiais de 1998 e 2002, além de ter sido campeão dos Jogos Pan-Americanos de 1999, sob o comando do seu pai. Como treinador, venceu o Paulistão de 2018, a Liga Sul-Americana do mesmo ano, além do Paulistão de 2019 e a Copa Super 8, todos por Franca.

-A família Garcia tem uma história linda de serviços prestados ao basquete brasileiro, passando pelo irmãos Fransergio, Totô e o grande Hélio Rubens. E depois o Helinho, dentro de quadra e agora fora dela. É uma tradição bonita e de muito talento. É uma felicidade podermos ter o Helinho na nossa comissão técnica comandada pelo Gustavo De Conti – disse o presidente da CBB, Guy Peixoto.

Diretor do basquete masculino na CBB, Diego Jeleilate falou da importância da chegada de Helinho.

“O Helinho vem despontando nos últimos anos como um dos melhores técnicos do cenário nacional, travando batalhas acirradas com equipes nacionais e internacionais, com a conquista do Sul-Americano pelo Franca. Estamos precisando de pessoas do perfil dele, que tem uma excelente visão do armador que foi, e também fora das quatro linhas”, citou o diretor de basquete masculino da CBB, Diego Jeleilate.

*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile