O governo estadual estendeu para até dia 22 de abril a quarentena em todos os 645 municípios, o que inclui Franca. Com essa decisão, os comércios só podem voltar a funcionar no dia 23. Como Franca ainda tem o decreto municipal que determina o fechamento de fábricas, esse setor depende de decisão municipal. Nesta terça deve haver parecer sobre data de retorno das fábricas.
A cidade tem quatro casos de novo coronavírus e nenhuma morte tinha sido confirmada até o começo da tarde desta segunda. Há outras 11 investigações em curso de possíveis pacientes com covid-19.
“A decisão foi tomada após reunião com 15 médicos do Centro de Contingência do coronavírus, que apontaram que o contágio já chegou a cem cidades paulistas e mais de 400 hospitais públicos e privados. Projeções apontam que prolongar o distanciamento social pode evitar mais de 160 mil mortes em todo o Estado”, divulgou o governo do Estado, por meio de nota.
Situação no Estado
“O número de mortes pela COVID-19 entre 17 de março e 5 de abril já é quase igual ao total de óbitos por gripe registrado ao longo de todo o ano passado. As internações de pacientes com a confirmação da doença em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) cresceram 1.500% desde 20 de março, passando de 33 para 524, no último dia 3. As mortes subiram 180% em uma semana”, enumerou nota do governo estadual.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendaram que a quarentena fosse mantida. O governo federal divulgou estudo no sábado que o Estado deve enfrentar uma fase de “aceleração descontrolada” do novo vírus nas próximas semanas. Com isolamento, a contaminação deve ser reduzida.
Mortes no Estado
O número de casos de coronavírus no Estado desde 26 de fevereiro chega a 4.620. Ao todo, mais de 400 hospitais, entre públicos e privados, notificaram casos suspeitos de coronavírus. O total de mortes por COVID-19 (275 em 20 dias) já está próximo das 297 vítimas fatais por gripe registradas em 2019.
Os dados também apontam que o coronavírus mata dez vezes mais do que todos os tipos de meningite. Até o momento são 13,7 mortes diárias, em média, por COVID-19, contra 1,3 morte/dia por meningite no Estado em 2018, conforme informações consolidadas pela Vigilância Epidemiológica do Estado.
Entre as vítimas fatais da COVID-19, 85,8% tinham 60 anos ou mais. Desses, 92,1% tinham algum tipo de comorbidade. Do total de mortos pela doença, de todas as faixas etárias e que tinham alguma comorbidade, 69,1% eram cardiopatas; 47,1% tinham diabetes; 16,1% apresentavam pneumonia; 12,6% tinham algum tipo de doença neurológica; 7,6% possuíam imunodeficiência; 3,1% eram asmáticos; e 2,2% apresentavam doença hematológica. Os boletins são divulgados diariamente no site do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado (www.cve.saude.sp.gov.br).
Leia mais sobre esse assunto em:
Em quarentena, Franca tem 4 casos de covid-19 em 9 dias de circulação do vírus