Por volta das 3h30 desta sexta-feira, o plenário da Assembleia Legislativa aprovou a antecipação do feriado de 9 de Julho para acontecer nesta segunda-feira (25). O debate durante essa votação ficou muito centrado na questão política e as tensões que existem entre os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro e a base de apoio do governador João Doria. Ambos já declararam intenções de disputar a presidência em 2022 e há muita tensão sobre as medidas que cada um está tomando com relação ao combate à pandemia do novo coronavírus.
A proposta foi aprovada com maioria de 47 votos favoráveis e cinco contra. O Projeto de Lei segue para sanção do governador, que é apoiador da proposta.
O feriado de 9 de Julho é para lembrar a Revolução Constitucionalista e acontece somente no Estado de São Paulo. A intenção em antecipar o feriado é para tentar manter um nível de isolamento ou distanciamento social maior em todo o território estadual.
Entre os argumentos apresentados por deputados que votaram contra estava o de que o final de semana prolongado poderia servir, na verdade, para incentivar as pessoas a viajarem. Na Capital, nesta sexta-feira é ponto facultativo.
Os deputados por Franca, Delegada Graciela (PL) e Roberto Engler (PSB) não votaram porque estavam em obstrução da pauta.
Veja como deputado votou
*Se você enfrenta problemas para receber algum auxílio, quer enviar uma foto para publicação, tem sugestão de matéria, quer fazer uma homenagem a alguém, está procurando trabalho, manda para gente pelo Whatsapp no (16) 9 9231-0055.