O Centro de Franca amanheceu com a formação de filas, mesmo com as orientações para se evitar aglomeração de pessoas. Para atendimento no Banco Mercantil do Brasil, na Rua Major Claudiano, a fila dobrava o quarteirão antes ainda das 8h30.
No local, uma filha de 19 anos que acompanhava o pai, de 59 anos, ainda relatou pelo Whatsapp do F3 Notícias que no final da fila havia uma mulher que tossia muito e chegou a dizer na fila que estava com covid-19. Houve reclamação e quando foi mencionado que haveria fiscalização na fila, a mulher que disse estar contaminada decidiu ir embora.
“Na fila do Banco Mercantil do Brasil tem pessoa com covid e a fila está enorme, quase um em cima do outro. Ela comentou que está doente e ainda achou engraçado a distinção. Ela retirou-se quando disse que ia chamar a fiscalização. Ela estava tossindo. A gente estava bem ao lado dela”, detalhou a jovem de 19 anos que relatou o fato e decidiu prosseguir com a denúncia.
A Patrulha Covid recebeu o relato e está verificando as denúncias que foram encaminhadas logo no começo do dia.
Caso haja constatação que uma pessoa diagnosticada com covid-19 seja flagrada em filas pode responder criminalmente e administrativamente, inclusive com risco de pagar multa. Para isso ocorrer é preciso que a pessoa seja identificada nominalmente e haja diagnóstico. Em Franca, os resultados para a covid-19, pelo SUS, demoram até 10 dias para serem divulgados.
A empresa onde há a aglomeração também pode responder, caso os fiscais façam vistoria e identifiquem que não estão sendo adotadas medidas de biossegurança.
A Patrulha Covid é formada por fiscais da Vigilância Sanitária, integrantes da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar. O canal de denúncias é pelo Covizap (99917-2802) e também no telefone 3724-1033, da Guarda Civil.
Situação da doença em Franca
BOLETIM INFORMATIVO
Neste domingo (13), a Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Franca não registrou óbito. Desde abril de 2020, 763 pessoas perderam a vida na cidade por conta do novo coronavírus.
Foram confirmados 93 novos casos positivos de Covid-19, passando de 32.906 para 32.999 pessoas. Os casos negativos permaneceram em 46.187 pessoas. Os casos suspeitos não tiveram alteração e continuaram em 3.727 pessoas. Os pacientes recuperados permaneceram em 25.430 pessoas.
O número de leitos de Enfermaria (Clínicos) está em 61 ocupados de 67 disponíveis – ocupação de 91,0%. Dos 59 leitos de UTI SUS Adulto disponíveis, 59 estão ocupados – 100% de ocupação. Os leitos de UTI Particular estão com 38 ocupados de 47 disponíveis – 80,9%.
Veja vídeo:
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055