Durante o final de semana prolongado de 1º de Maio, a Guarda Civil Municipal e a Vigilância Sanitária ampliaram o trabalho de fiscalização sobre aglomeração de pessoas em Franca. O serviço de monitoramento passou a funcionar 24 horas. Um telefone 24 horas está disponível para receber denúncias sobre aglomeração de pessoas em Franca. A Guarda Civil pode receber os chamados pelo número 153 ou (16) 3724-1033. Em expediente comercial, a Vigilância Epidemiológica também está realizando fiscalização e comunicados podem ser feitos no telefone (16) 3711-9408.
Conforme dados do Sistema de Monitoramento Inteligente do governo de São Paulo, a adesão ao isolamento em Franca caiu na sexta e no sábado, em comparação a outros finais de semana. No feriado, o índice foi de 55% e no sábado, 54%. Em outras datas fora dos dias úteis o índice variou entre 61% e 58%.
As fiscalizações aconteceram em comércios abertos desrespeitando os decretos municipal e estadual, festas particulares e grupo de pessoas jogando futebol. O trabalho das equipes, em um primeiro momento, é de orientação para que as atividades fossem encerradas.
“Durante o final de semana as equipes de fiscalização da Vigilância Sanitária tiveram muito trabalho. Juntamente com a Guarda Civil Municipal, fiscais verificaram abusos praticados por pessoas em diferentes situações. Estabelecimentos comerciais abertos em desacordo com as normas, grupos de pessoas reunidos em ambientes fechados, grupos jogando futebol”, informou nota preliminar da Prefeitura de Franca.
A primeira operação para fiscalizar aglomeração de pessoas pelas equipes de fiscalização foi realizada na quarta-feira passada. Os agentes voltaram a atuar neste final de semana e seguirão em atividade a partir desta segunda-feira.
As medidas de fiscalização foram aprimoradas para evitar o aglomeração e tentar brecar o avanço do contágio de novo coronavírus em Franca. Os casos positivos saltaram de 13 para 43 em sete dias. Esta semana também é importante avaliar a evolução da doença porque há previsão do comércio retomar gradativamente a atividade a partir de 11 de maio.
Leia mais sobre o assunto em
Guarda Civil recebe denúncia para coibir aglomerações no período de quarentena
A uma semana da data de abertura do comércio, Franca registra ‘explosão’ de casos de Covid-19