As empresas calçadistas de Franca poderão flexibilizar horários de entrada, saída e horários de almoço para evitar a aglomeração de pessoas. O procedimento está relacionado também ao impacto no transporte público, para reduzir a concentração de trabalhadores em horários de pico. Essas medidas foram sugeridas pelo Sindicato da Indústria de Calçados de Franca (Sindifranca) por conta do risco de epidemia de coronavírus, em nota enviada hoje para seus associados.
Por enquanto não há estudo desenvolvido para apontar o impacto que a pandemia pode gerar para o setor calçadista de Franca
A entidade também orientou que se alguma fábrica tiver caso suspeito de coronavírus, deve haver a comunicação imediata aos órgãos públicos. Essa constatação precisa estar atestada por médico. Um outro ponto é de tentar aumentar a distância dos postos de trabalho, para reduzir o contato entre os trabalhadores.
“Em razão do avanço de surto de coronavírus que assombra o território brasileiro, o Sindifranca vem através do presente comunicado informar às empresas que adotem de forma urgente medidas para a proteção de seus trabalhadores, visto que proporcionar um ambiente salubre é dever do empregador”, ressalta o sindicato patronal, por meio de nota.
– Disponibilizar copo descartável em bebedouros de água;
– Reforçar a limpeza dos ambientes de trabalho; promovendo a prévia esterilização das bancadas, mesas, objetos de contato, equipamentos, etc.
– Reforçar a higienização dos banheiros e vestiários em especial atenção aos vasos sanitários, recomenda-se que a limpeza seja diária e se possível mais de uma vez, com uso de água sanitária;
– Evitar aglomeração de pessoas;
– Adotar, na medida do possível e desde que compatível com a função, o “home office”, especialmente dos colaboradores com idade superior a 65 (sessenta) e cinco anos, portadores de diabetes, em tratamento oncológico e que apresentem deficiência imunológica.
– Adotar ferramentas de videoconferência para as reuniões que não puderem ser adiadas. E naqueles casos em que o encontro presencial for absolutamente necessário, manter o afastamento entre os presentes, com assentos intercalados, guardando distância de no mínimo 1 metro, e disponibilizar álcool gel 70% na sala.