A Prefeitura de Franca confirmou que 10 novos respiradores foram incluídos no Sistema Único de Saúde (SUS) nesta sexta-feira (12). A cidade passa a contar, agora, com 31 UTIs para atendimento de pacientes com suspeita ou com teste positivo para Covid-19. O número de UTIs é um dos critérios que o governo do Estado leva em consideração para avaliar a fase que uma região enquadra-se no Plano SP de flexibilização da quarentena.
“O Governo do Estado de São Paulo, atendendo aos pedidos feitos pela Prefeitura de Franca, enviou 10 respiradores para aumentar a estrutura de leitos de UTIs SUS para enfrentamento da Covid-19. Com esta maior infraestrutura hospitalar, Franca está cada vez mais perto dos índices que permitirão à cidade mudar da Fase Laranja (atual) para a Fase Amarela, que possibilita maior flexibilização das atividades sociais e econômicas no município”, informou nota oficial do governo municipal.
A região da DRS VIII, a qual Franca pertence e sedia, está na fase 2, que permite o funcionamento de imobiliárias, concessionárias, escritórios, lojas, shoppings, ambulantes, indústria não essencial e construção civil. Na fase 3, bares e restaurantes podem funcionar, mas com restrições.
A partir desta segunda-feira (15), Franca entra no segundo calendário de avaliação do cenário de contaminação do novo coronavírus. Se os casos não aumentarem de forma exponencial, o mesmo ocorrendo com as mortes, a cidade pode subir na avaliação, prevista para ser realizada na próxima semana.
Conforme a prefeitura, os respiradores foram instalados no Pronto Socorro Álvaro Azzuz, que é referência para atendimento de casos suspeitos de Covid-19. “A Prefeitura de Franca segue trabalhando com afinco para vencer esse período difícil, contando com a colaboração de todos os cidadãos, que devem tomar todas as precauções individuais de proteção”, alertou o poder público, em nota.
Veja onde estão as UTIs na DRS VIII, excluindo os novos equipamentos:
Critérios avaliados pelo Estado para a flexibilização em setores da economia