O Instituto Praxis de Educação (IPRA) – Ponto de Cultura Pedra no Sapato, em Franca, foi palco do lançamento do livro “Um Povo Duas Nações: Angola e Brasil – O mundo Bantu no Atlântico”, escrito pelo Professor Dagoberto José Fonseca. O evento, realizado em parceria com o GT Luana Barbosa, o Núcleo Negro da UNESP para a Pesquisa e Extensão (NUPE) de Franca e o Kilombo das Kitandeiras, contou com diversas atrações culturais e
participações especiais. O lançamento foi em 26 de outubro de 2024, às 17h.
O público presente foi agraciado com apresentações culturais do Grupo Rayzalodes, do artista Paulo Junior e da Madrinha Isa do Rosário. A atmosfera de celebração da cultura afro-brasileira marcou o lançamento, que reuniu intelectuais, artistas e a comunidade local para discutir e refletir sobre as influências do povo bantu na construção das culturas angolana e brasileira.
O livro, publicado pela Dandara Editora , aborda a contribuição histórica e cultural dos povos bantus, especialmente de Angola, na formação do Brasil. Segundo o autor, “nossa língua, culinária, ciências, atividades laborais, instituições e legislações foram moldadas a partir das influências desses povos desde o século XVI”. A obra é resultado da colaboração de pesquisadores renomados de diferentes países, como Patrício Batsîkama (Angola), Carlos Benedito Rodrigues da Silva (Brasil), Bas’Ilele Malomalo (República Democrática do Congo), Francisco Sandro da Silveira Vieira (Angola) e Tatiane Pereira de Souza (Brasil), que reforçam os argumentos do autor em uma visão multidisciplinar sobre o tema.
Durante o evento, além da sessão de venda de autógrafos de “Um Povo Duas Nações”, o público também teve a oportunidade de adquirir outros títulos de autor, incluindo a segunda edição de “Políticas Públicas e Ações Afirmativas” e os volumes I e II da coleção África Presente!, que traz os títulos “As Mentiras do Ocidente” e “Mulher Negra e Ancestralidade” , ambos organizados por Dagoberto Fonseca e reunindo artigos de diversas intelectualidades afro-brasileiras e africanas.
O livro “Um Povo Duas Nações” está disponível para compra no site da Dandara Editora.
Dagoberto José Fonseca é Professor Associado da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e possui uma vasta trajetória acadêmica. Livre Docente em Antropologia Brasileira pela UNESP, é Pós-Doutor em Educação pela UNICAMP e Doutor, Mestre, Licenciado e Bacharel em Ciências Sociais pela PUC-SP.
Além de coordenar o Núcleo Negro da UNESP para a Pesquisa e Extensão (NUPE), também liderou o Centro de Estudos das Culturas e Línguas Africanas e da Diáspora Negra (CLADIN). Fonseca é autor de diversos livros e artigos acadêmicos publicados no Brasil e no exterior, contribuindo significativamente para o debate sobre as culturas africanas e afrobrasileiras.
*Nota: atualização para correção da palavra “bantu”. O PREFIXO BA tem relação com a origem, lugar, território, procedência. O SUFIXO NTU tem relação ao que somos PESSOA, ESPÍRITO, FORÇA, POTÊNCIA. BANTU significa HUMANIDADE, POVO. Daí não pode ser aportuguesado impunemente como Banto. Retira o sentido do que somos – BANTU. Assim, se pode entender UBUNTU, MUNTU.