A umidade relativa do ar pode variar entre 30% e 20% no município de Franca e em cidades da região neste sábado (18). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para a Defesa Civil e recomenda que as pessoas evitem atividades físicas em horário de muito sol. A baixa umidade do ar ainda pode deixar a situação de saúde às pessoas em maior risco no caso de queimadas.
O alerta do Inmet é válido para todo o sábado, principalmente para o período da tarde. “Beba bastante líquido, evite desgaste físico nas horas mais secas, evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)”, informou nota do Instituto.
A condição de baixa umidade do ar deve ser dissipada durante a noite deste sábado e ainda não há alerta para o domingo (19).
A umidade do ar é a quantidade de vapor de água contida na atmosfera em relação ao ponto de saturação. No inverno, é comum essa situação da umidade ficar em níveis de 30% e até mais baixo que esse índice. A falta de chuva nessa época contribui para essa situação. A Organização Mundial de Saúde (OMS) indica que o nível ideal para as pessoas é que haja entre 40% e 70% de umidade do ar.
Essa condição climática faz com que os gases poluentes não se dissipem na atmosfera facilmente, as mucosas das vias aéreas fiquem mais ressacadas e isso torna as pessoas mais sensíveis à asma e infecções virais e bacterianas. No atual momento de transmissão do vírus SARS-CoV-2, que causa o novo coronavírus, essa baixa umidade do ar ajuda a aumentar o contágio.
Os horários considerados mais críticos para essa época de secura ocorre entre 15h e 16h, quando o nível pode ficar abaixo dos 20%. Por tanto, tomar muita água, utilizar umidificadores de ar, evitar esforço físico nesses períodos mais críticos e concentração de pessoas ajudam a evitar as doenças ou complicações.
Veja como se proteger da baixa umidade do ar
*Envie mensagem para gente, basta clicar no (16) 99231-0035 e encaminhar foto ou sugestão de matéria para o F3 Notícias Whatsapp.