Jovens que estudam no projeto GURI, programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura, participaram de ações de educação e conscientização no trânsito ao longo dos três últimos meses. A iniciativa aconteceu para tentar melhorar a violência no trânsito da cidade. Franca aparece em 19º lugar entre as cidades mais violentas no trânsito. Estudantes de Ribeirão Preto, a quarta mais violenta de São Paulo, integraram o mesmo projeto.
Em 2025, o GURI celebra 30 anos e mais do que formar os estudantes em profissionais da música, o programa tem por objetivo formar pessoas para a sociedade. Pensando nisso, a Arteris, empresa parceira, realizou ao longo do segundo semestre do último ano diversas atividades complementares sobre educação e conscientização no trânsito.
As oficinas socioeducativas foram realizadas com alunas e alunos do GURI de dez municípios paulistas, incluindo Franca e Ribeirão Preto, ambos patrocinados pela empresa especializada em gestão de rodovias. Ao término de três meses, 484 crianças, adolescentes e jovens foram impactados pela ação.
Nas atividades de educação, segurança e respeito no trânsito, os estudantes foram estimulados a praticar hábitos e comportamentos seguros quando estiverem na direção, por meio de trabalho de observação, vivências, situações do cotidiano e interpretação crítica do mundo onde se vive.
Também foi abordado que todos, seja pedestre, ciclista ou motorista, têm papel importante no trânsito e no respeito às leis. As regras do Código de Trânsito Brasileiro foram abordadas em rodas de conversa, exibição de vídeos e ilustrações feitas pelos participantes.
Patrocinadores da Santa Marcelina Cultura – O GURI conta com os patrocínios Diamante: CTG Brasil; Master: Bank of America; Ultra; Toyota; Ouro: Tauste Supermercados; Arteris; Adufértil; Chiesi; Verzani & Sandrini; Prata: Novelis; Smurfit Westrock; BASF; WEG; Citrosuco; Capuani; Usina Santa Maria; Sicoob; Vitafor; Maza; Industrias Colombo; Caterpillar; Grupo Maringá; Bronze: Santos Brasil; ACIF-Franca; Apoio Cultural: Frisokar; Ipiranga Agroindustrial; Instituto Center Norte; Mercedes-Benz; Ibiúna Investimentos; Castelo Alimentos; Pirelli; Tegma, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Realização: Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura; Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e Santa Marcelina Cultura.
Sobre o GURI
O maior programa de educação musical e desenvolvimento humano do Brasil, criado e mantido pelo Governo do Estado de São Paulo, sob gestão da Santa Marcelina Cultura, está completando 30 anos em 2025. Com oferta de arte e cultura, mais de 1 milhão de crianças, adolescentes e jovens já passaram pelo GURI, que beneficiou também suas famílias e comunidades.
Com mais de mais de 100 mil vagas gratuitas, o GURI está presente em mais de 500 polos de ensino espalhados por todo o Estado – capital, região metropolitana, interior e litoral de São Paulo. Do canto ao instrumento, do popular ao erudito, são inúmeras opções. Além dos Cursos Regulares – divididos entre Iniciais e Sequenciais, o GURI oferece atividades extracurriculares, como os Cursos Livres – Modulares, Iniciação Musical para Adultos e Luteria, e ainda o GURI 4.0 – que abrange os cursos EaD, as videoaulas e as transmissões ao vivo no canal @SouGURI no YouTube.
Outra ação complementar é o GURI nas Escolas, que oferece atividades pedagógico-musicais dentro das escolas da rede pública de ensino. Aos alunos e às alunas do programa que buscam um aprimoramento mais avançado, também tem os 29 Grupos Musicais do GURI. Para saber mais, acesse souguri.art.br.
Santa Marcelina Cultura
Fundada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo. Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura atua com a missão de formar pessoas por meio dos programas: Hospitais Musicais, Conexões Internacionais, GURI, Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) e Theatro São Pedro.
Todas as atividades realizadas pela instituição são pautadas por seus três pilares de atuação: Formação Musical, Difusão Artística e Trabalho Social. O objetivo Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade.
No Theatro São Pedro, a organização vem desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no espaço. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica da instituição, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura.