O Ministério da Saúde decidiu flexibilizar o protocolo para realização dos testes para diagnóstico da Covid-19. Por conta dessa alteração, a Prefeitura de Franca divulgou que a partir desta quinta-feira (16) pretende ampliar os testes na cidade.
Da média de 50 testes/dia a previsão é para que passe a ser realizado 350 testes ao dia no Pronto Socorro Álvaro Azzuz. A unidade de saúde é uma referência para atendimento de casos da pandemia.
“(Esses exames) serão feitos em pessoas sintomáticas e assintomáticas, o que deve impactar de modo significativo nos números positivos nos futuros boletins. O teste rápido permite o resultado em 15 minutos e uma segunda opção, sujeita a avaliação médica, é o RT-PCR, que envolve coleta de secreções e o resultado sai a partir do 3º dia”, informou nota do governo municipal.
Desde junho os casos positivos têm crescido e há dias que mais de 30 pessoas são diagnosticadas.
Dados de quarta (15) da Vigilância Epidemiológica mostram que Franca chegou a 692 casos positivos de Covid-19, com o registro de 32 em um único dia. “A população precisa continuar se cuidando, usando máscaras e mantendo o distanciamento. O número de casos suspeitos subiu para 269, enquanto os negativos chegaram a 1.189, permanecendo os 16 óbitos”, explicou a Prefeitura.