Nas UTIs Infantis de Franca, há duas crianças internadas nesta sexta-feira (21) por conta do novo coronavírus. Não há detalhes sobre o estado de saúde delas. Na cidade, já são 38 casos positivos na faixa etária do 0 aos 9 anos. Entre adolescentes, de 10 a 19 anos, esse número chega a 119 infectados.
Conforme boletim atualizado nesta sexta pela Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Franca, não houve novo óbito causado por complicação do novo coronavírus. O total de mortes por conta da doença somam 62 vidas perdidas.
Sobre o total de casos, entre março e esta sexta-feira (21) já são 3.221 casos confirmados, 55 a mais que na quinta-feira (20). “Os registros suspeitos caíram de 821 para 795. Os casos negativos aumentaram de 3.361 para 3.451 e os pacientes recuperados subiram de 614 para 645”, detalhou nota oficial do governo municipal.
O número de leitos de Enfermaria (Clínicos) está em 30 ocupados de 63 disponíveis. O número de leitos de UTI-SUS Adulto é de 27 ocupados dos 31 disponíveis. Os leitos de UTI Particular estão com 13 ocupados de 17 disponíveis.
A região de Franca recebeu a confirmação nesta sexta que houve avanço no Plano São Paulo e o DRS VIII saiu da fase vermelha para a fase laranja. Com isso, será permitido que shoppings e lojas podem ficar abertas a partir da próxima semana. A Prefeitura de Franca vai divulgar nova decreto regulamento essas regras.
Apesar da permissão para a abertura de lojas e dos shoppings, ainda será preciso que esses locais sigam regras sanitárias, como fornecimento de de álcool em gel para os clientes, obrigatoriedade da entrada de pessoas somente se elas estiverem de máscara e ainda o respeito ao distanciamento das pessoas de ao menos 1,5 m.
Franca e os outros 21 municípios do DRS VIII estiveram na fase laranja entre 27 de maio até 19 de junho, nas três primeiras atualizações do Plano SP. Logo depois do rebaixamento, a região seguiu na fase vermelha até então, de 26 de junho a 21 de agosto. Essa nova classificação vale até 6 de setembro.
Caso haja piora do cenário da pandemia da Covid-19 na região, a região pode regredir para a fase vermelha. Por conta disso, o governo estadual continua monitorando a situação, junto com as prefeituras.
Os novos leitos de UTI Covid que integrarão o sistema de atendimento via SUS não estão todos operando. Por enquanto, há quatro novas UTIs funcionando na Santa Casa de Franca, porém falta a operacionalização de outros seis leitos. A Santa Casa de Igarapava também deve ativar, em setembro, 10 novas UTIs para atender pacientes diagnosticados com novo coronavírus e que estejam em estado grave.
O DRS VIII tinha disponível até final de julho 36 leitos de UTI Covid, entre SUS e rede particular. Em agosto, somaram-se a essa estrutura a contratação de 10 novos leitos na Santa Casa de Franca logo na primeira semana deste mês e nesta semana outros 4 novos leitos. Com isso, a região está agora com 50 leitos de UTI Covid.
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.