52ª Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios abriu as portas para o público nesta semana com as principais novidades do segmento que, segundo a ABLAC, deve crescer entre 5% e 6% este ano sobre 2019. De olho na Black Friday, que acontece no dia 26 de novembro, e no Natal, os empresários, reunidos no café da manhã promovido pela promotora Francal Feiras, mostraram grande interesse no mercado eletrônico. A feira começou na segunda (22) e vai até quarta-feira (24), no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo.
Parceiro da feira neste ano, o Mercado Livre já detectou esse “avanço” do setor no comércio online e planeja novos contatos durante o evento. “O Mercado Livre tem participação relevante na venda de calçados”, garante Idário Júnior, gerente Sênior da empresa. “Temos cerca de 40% do market share do segmento atualmente, com destaque para os pequenos e médios lojistas, que vêem no nosso serviço a possibilidade de competir com as grandes empresas que já estão no ambiente online”.
Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal Feiras, organizadora do evento, se diz animado e otimista com a primeira edição da feira de calçados após a pandemia. “Neste ano já fizemos cinco feiras: de brinquedos, parques, festas, material escolar, produtos orgânicos e naturais, máquinas e artefatos de borracha. Todas foram sensacionalmente bem e esse é um efeito bacana da retomada. Com base nisso, tenho as melhores expectativas para a 52ª edição da Francal”.
O executivo ressalta o componente humano do evento presencial. “Percebo que as pessoas estavam ansiosas não só para retomar a geração de negócios, como também pelo relacionamento e envolvimento, pois é o que a feira faz. Há expositores do Rio Grande do Sul, por exemplo, que recebem visitantes de Pernambuco. Faz três anos que eles não se veem e esse vai ser um efeito muito positivo da retomada da feira”.
Ele destaca, ainda, a recente padronização dos estandes, o que torna o evento mais democrático. “É uma necessidade imposta pelo setor, inclusive seguindo padrões internacionais. O expositor menor, dentro de suas limitações, ficava um pouco constrangido de ficar ao lado de estandes maiores e mais luxuosos. E isso chegou à nossa atenção. Além de melhorar o custo e atrair mais expositores, essa mudança devolve o destaque ao produto. Acredito que teremos aquilo que vimos nas outras feiras este ano. Tenho falado com expositores e a expectativa é de bons resultados”, acrescenta Abdala.
Wesley Barbosa, diretor executivo da Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados — ABLAC, parceira na organização da feira, destaca a importância da FRANCAL ABLAC SHOW, especialmente quando o comércio se prepara para suas duas datas mais importantes. “Hoje estamos no mesmo nível de 2019, depois de uma queda acentuada nos últimos dois anos. Mas as expectativas para o final do ano são muito boas, afinal temos a Black Friday e o Natal, que são duas datas muito importantes para o segmento de moda calçadista”.
As projeções da entidade é que o setor cresça até 6% este ano na comparação com 2019. “Tivemos um Dia dos Pais muito bom e acreditamos que os últimos meses do ano também devem ter vendas em alta”, afirma.
Para o executivo comercial do Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados e Vestuário de Três Coroas, no Rio Grande do Sul, Juliano Mapelli, que conseguiu unir várias marcas da indústria calçadista de sua cidade em um único estande, as expectativas são grandes. “Desde 2015 a gente vem seguindo esse modelo. Uma ação conjunta como esta é uma maneira de diminuir custos, otimizar a operação e atrair mais expositores para mais feiras”, explica Mapelli. A expectativa é alta tanto nas vendas quanto na prospecção de novos clientes”, afirma.
Garrafas pet são matéria-prima de tênis inovador
Um calçado sustentável produzido a partir de 5 garrafas pet de 2 litros. Isso mesmo que você leu: o produto não só deixa de consumir partes de animais ou recursos naturais, como evita que o plástico reciclado das garrafas vá parar no oceano. Depois de dois anos em desenvolvimento, a fabricante Agile Design Company, de Campo Bom (RS), no Vale dos Sinos, está lançando este produto totalmente inovador na 52ª FRANCAL ABLAC SHOW, que segue até quarta-feira (24), no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte.
A malha KNIT do cabedal do calçado tem 96% de poliéster pet e 4% de elastano, enquanto o solado de espuma EVA Green é produzido com resíduos de cana de açúcar, 100% reaproveitados. De estilo esportivo e disponível em cores vibrantes, o tênis AG Sustentável está alinhado com as principais tendências primavera/verão, sem prejudicar o meio ambiente.
Metaverso trará mudanças para a publicidade, afirma professor do IED
“O metaverso deve mudar como se pensa a publicidade na próxima década”. A afirmação é de Fernando Souza, consultor e professor de marketing social do IED – Istituto Europeu di Design, durante sua palestra no Espaço 100% Varejo, que faz parte da trilha de conteúdo da FRANCAL ABLAC SHOW.
Assim como 20 anos atrás poderia soar estranho um publicitário dizer que trabalha com marketing digital ou, em 2004, auge do Orkut, dizer que trabalha com redes sociais, o palestrante alerta que, em menos de 10 anos, o impacto do metaverso sobre nossas vidas será tão grande quanto o do smartphone na última década.
“Será uma nova camada de interação da sociedade. Experiências imersivas que tentam conectar o real através do tecnológico. Hoje, em termos de marketing, é um investimento eletivo. Em dois anos, pode fazer a diferença e daqui cinco anos será um divisor de águas”, prevê Fernando, citando como exemplo a plataforma online de luxo Farfetch, que recentemente investiu US$ 350 milhões na tendência.
Ele ainda mencionou influenciadoras como Boca Rosa, que lançou Pink, seu “alter ego” criado para o metaverso, ou Sabrina Sato, dona do avatar Satiko. “Hoje elas se comunicam com o público jovem, mas será que em 20, 30 anos, isso vai continuar? Através dos seus avatares, é bem provável que isso aconteça”, comentou Souza. “Estamos em uma nova corrida do ouro e quem chegar primeiro bebe água limpa”, ilustrou o palestrante.
Amor em Flor transforma retalhos de couro em bijuterias inspiradas na Floresta da Tijuca
Entre as marcas que chamam a atenção dos visitantes da FRANCAL ABLAC SHOW, aberta nesta segunda-feira (24/8), no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, está a Amor em Flor, empresa do Rio de Janeiro, que iniciou sua trajetória há 12 anos, um tanto por acaso.
Maria José, sócia-proprietária, conta que uma amiga perguntou se ela gostaria de receber algumas sobras de figurinos em couro que seriam descartados. Meio sem saber o que fazer com o material, aceitou. “Eu fiz a primeira criação que mais se parecia com um ovo frito”, ela brinca. Mas a veia artística de artesã, fez com que ela fosse aprimorando sua técnica, buscando novas cores e formatos, o que resultou em belas flores, principalmente as orquídeas – que são o carro-chefe de suas produções – e o sucesso foi imediato.
Hoje, 100% da Amor em Flor é focada em reutilizar retalhos de couro que seriam descartados nos lixões, queimando por vários dias e poluindo o meio-ambiente. Inspirados nos biomas da Floresta da Tijuca, o lixo se transforma em colares, brincos, cordões, gargantilhas, pulseiras e anéis, marcados por cores vibrantes, trazendo toda a identidade e diversidade da nossa flora. Além da linha de bijuterias, eles também criam acessórios e enfeites para grandes marcas como Reserva, Maria Filó, fazendo com que todo o material que chega até eles seja totalmente reaproveitado, garantido a sustentabilidade do negócio e deixando a sua pegada positiva no meio ambiente.
Se adaptar diante de uma mudança de cultura é o caminho para um negócio de sucesso
Não é novidade que a pandemia trouxe muitos ensinamentos. Seja na indústria, varejo e consumidor final, todos precisaram reinventar a sua forma de produzir, vender e comprar. E claro que as mudanças desses processos também foram sentidas na indústria de calçados que hoje entendeu a importância de surfar na onda desse novo mundo que lhes foi apresentado.
O tema foi debatido no Espaço 100% Varejo,durante a manhã do primeiro dia da FRANCAL ABLAC SHOW. A palestra “As transformações de consumo que estão influenciando a indústria de calçados” – mediada por Roberta Pschichholz – contou com Olívia Araújo, Brand Manager da Linus; Diego Caravaca da Di Santini, Head de Franquias e Expansão da Di Santinni e Mariza Dias, proprietária da Suzani Bissoli, deu importantes lições sobre como se posicionar no mercado e converter a dificuldade em oportunidade.
De acordo com Caravaca, para a Di Santini também não foi fácil passar pelo pior momento da pandemia, principalmente para um negócio popular, com alto fluxo de clientes. Mesmo que desde 2017 a empresa estimulasse a venda à distância ou por WhatsApp, essas demandas estavam em segundo plano. Logo, a principal mudança foi implementar essa cultura para seus colaboradores. E ele dá o tom da conversa, “Hoje a ferramenta não é mais dificuldade, o desafio foi treinar e convencer a equipe a usar a tecnologia a seu favor”, e reforça, “e o mais interessante de tudo, é que mesmo nesse ‘pós-pandemia’, as nossas taxas de vendas online continuam aumentando. Como eu entendo esse cenário? Aprendendo que nosso cliente está cada vez mais digitalizado”, explica.
Essa mudança de cultura também foi sentida pela Mariza Dias, que trabalha com produtos fashionistas, repletos de glamour da Suzani Bossoli, e de um dia para outro viu suas clientes dentro de casa. Foi assim que ela viu a sua vida mudar, quando passou de empresária a – também – influenciadora. “A pandemia fez a gente se reinventar, sair da caixa, colocar em prática ideias que a gente tinha receio de usar antes. Como empresa crescemos muito, como pessoa também cresci, porque aprendi a fazer lives, a apresentar meu produtos online e passei de 6 mil seguidores a 22 mil”, explica a Diretora Criativa e Comercial da Suzani Bissoli. Ainda segundo a empresária, ela precisou pesquisar e entender como poderia adaptar seus produtos para que fossem usados dentro de casa e esses aprendizados a tornaram mais ousada na hora de criar, vender e se comunicar.
Já Olívia Araújo conta que no início de 2020 sua equipe era formada por três pessoas, e hoje contam com mais de 20. Mas não é só isso, com as pessoas procurando por conforto dentro de suas casas, o seu maior desafio foi atender as exigências de uma logística mais ágil e para isso precisavam investir em uma operadora para tal.
Criada em 2018, a Linus que cresceu 700% durante a pandemia, teve uma transformação inversa em relação aos demais convidados. A marca de lifestyle sustentável desenvolvedora da primeira sandália de plástico vegana nacional, agora entende a importância de estabelecer seu lugar também nos espaços físicos, “principalmente na indústria dos calçados, tem uma certa magia que o digital nunca vai conseguir fazer, que é a necessidade de tocar, sentir, calçar e por isso queremos levar essa experiência para o físico também”, conclui Olívia.
Projeto Três Coroas Shoes reúne fabricantes de polo calçadista gaúcho
Criado em 2015 com apoio do Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas — SICTC, o projeto Três Coroas Shoes está presente na 52ª edição da FRANCAL ABLAC SHOW no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo. São cinco fabricantes de calçados femininos representando esse pólo calçadista gaúcho que conta com 25 indústrias, além dos empreendimentos de acessórios.
Para Juliano Mapelli, executivo comercial do SICTC e coordenador do projeto, a intenção, desde o início, foi compartilhar os espaços nas feiras para reduzir custos e possibilitar a participação dos fabricantes três-coroenses em feiras pelo Brasil. “Hoje estamos em todos os eventos de calçados no país. Inclusive, durante a pandemia, quando as feiras foram canceladas, realizamos showroom com 15 marcas em São Paulo e Ribeirão Preto para manter o projeto vivo”, afirma.
O Três Coroas Shoes é um espaço coletivo que, segundo Mapelli, otimiza áreas comuns de convivência e atendimento a clientes. “Este ano as empresas estão trazendo muitas novidades do alto verão, que vão além das coleções de verão lançadas em maio na feira de Gramado”, garante. Participam do estande do Projeto Três Coroas Shoes as empresas Andine, Stéphane, Varietá, Ana Vitória e Valentina.
Polo calçadista de Juazeiro do Norte busca contatos na FRANCAL ABLAC SHOW
Inicialmente a previsão era de trazer oito empresas para a feira, mas apenas duas, a Esplêndida e a Apuana, estão presentes na FRANCAL ABLAC SHOW. De acordo com Gustavo Gois, diretor do Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuário – SindIndústria, organizador da viagem de quase 2,5 mil quilômetros, a expectativa é grande. “Já no primeiro dia tivemos contatos com compradores do Peru e Colômbia, e vendemos para lojistas de vários estados brasileiros”, afirmou.
Acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte, Gois acredita que na próxima edição do evento conseguirá reunir mais empresas. “Nós estamos vendo as oportunidades que as feiras oferecem, afinal, precisamos sair da mesmice. E com a volta das feiras já sentimos que as vendas, principalmente para fora do Brasil, cresceram para nós. Precisamos estar presentes para abraçar essas oportunidades”.
Mercado Livre ensina como ser um um vendedor de sucesso
Você sabia que o Mercado Livre recebe 483 visitas por segundo? E que 160 transações também são feitas por segundo? Agora, imagine que todo esse potencial está à disposição de qualquer marca ou pessoa que queira vender o seus produtos. Essa é a história de uma empresa que passou de um status de desconfiança, para se tornar uma das empresas mais amadas do Brasil.
A palestra “Dê o primeiro passo! Como começar a vender online e multiplicar suas vendas?” apresentada no Espaço 100% Varejo, por André Santos, embaixador da comunidade de Vendedores no Mercado Livre, e por Viviane Tocegui, Supervisora de Moda da empresa, mostrou dados impressionantes durante a FRANCAL ABLAC SHOW sobre o crescimento e posicionamento da marca no Brasil.
Com o crescimento exponencial, a empresa criou seu próprio centro de logística. Além de centenas de aviões, o Mercado Livre conta com 3 mil carretas e 14 mil vans espalhadas pelo Brasil. Dos seus 18 centros de distribuição, 10 deles ficam no Brasil.
E para quem é do mercado calçadista, eles alertaram: a categoria de moda foi a que mais atraiu novos compradores e dentro dessa categoria, a subcategoria de calçados é uma das mais relevantes em buscas. Melhor do que isso, Viviane esclareceu que 90% das buscas são genéricas, por exemplo, os clientes não buscam por um “tênis nike”, mas sim por “tênis”, o que mostra que é a credibilidade do “Merli” – como eles chamam carinhosa a empresa, que dita o caminho da busca por produto, porque ele está em busca de novidades, de oportunidade. E o vendedor tem a chance de se comunicar com esse possível novo cliente e mostrar o seu diferencial.
Entre os produtos da categoria, os sapatos ocupam o primeiro lugar na busca, seguido das calças e das camisetas. Só para que se tenha uma ideia do potencial de vendas, a moda representa 1,5 bi de visitas na plataforma.
Mas eles também entendem e alertam que não basta anunciar e depender das buscas orgânicas, é preciso ter estratégias. Não à toa, o Mercado Livre criou uma série de campanhas como a Semana da Moda e o Fashion Trends, além de iniciativas para educar os novos vendedores e potencializar os ganhos dos veteranos, são elas: Vende Mais – curso totalmente gratuíto, que ensina os primeiros passos para começar a vender no Mercado Livre; Conect – curso para quem já é vendedor que faturam até R$100 mil por mês, Acelera – para quem quer começar a vender com todo o suporte que a loja precisa, Brigada – assessoria exclusiva para quem vende acima de R$100 mil e o Brigada Shops – a loja virtual que vai ajudar a personalizar cada novo usuário a criar a sua própria loja online.