A Fundação Espírita Allan Kardec, de Franca, anunciou a ampliação dos atendimentos do Projeto Estrelinhas, uma iniciativa voltada à prevenção e promoção da saúde mental de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. O projeto, que foi lançado no início de 2024, atualmente atende cerca de 110 famílias e passará a beneficiar mais de 200, graças ao apoio do CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente) e de parcerias com empresas locais.
“O Estrelinhas nasceu para suprir uma lacuna importante no atendimento de saúde mental preventiva a jovens e seus familiares. Observamos que esse público estava carente de cuidados específicos, sobretudo na área de prevenção”, explicou o vice-presidente da Fundação, Fernando Palermo. “O projeto tem duas frentes: o Cativar, que atua nas escolas e comunidades promovendo o esclarecimento sobre o comportamento das crianças e adolescentes, e o Acolher, onde uma equipe multidisciplinar atende aqueles que são encaminhados à Fundação”.
O atendimento é indicado por escolas, conselhos tutelares, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, serviços de proteção, ou seja, por todo sistema de garantia de direitos da criança e adolescente, que identificam crianças e adolescentes que possam se beneficiar do acompanhamento especializado. Além disso, as famílias podem acessar ao Projeto por busca espontânea. Com uma equipe formada por psicólogos, psicopedagogos, educadores físicos, fonoaudiólogos e assistente social, o projeto tem o objetivo de ajudar as famílias a prevenir o agravamento de problemas relativos à saúde mental em seus filhos, proporcionando um ambiente de apoio e cuidado contínuos.
“Durante este período de execução do projeto, recebemos feedbacks positivos de escolas e famílias com crianças e adolescentes acompanhados pelo Estrelinhas, destacando diversas evoluções significativas. Além disso, temos recebido inúmeras solicitações para expandir nosso trabalho de psicoeducação no território, que tem se mostrado eficaz. Estamos felizes em construir uma relação de confiança e parceria com o público”, disse a coordenadora Mariana Posterare.
A expansão do projeto só foi possível graças à parceria com o CMDCA e o apoio de empresas locais, incluindo a cooperativa de crédito Sicoob 3 Colinas, que contribui mensalmente com a iniciativa. “A parceria com o Sicoob 3 Colinas é essencial para que possamos manter e expandir nossas atividades”, ressaltou Palermo.
Além do Estrelinhas, a Fundação Espírita Allan Kardec segue atendendo internações psiquiátricas e oferecendo outras iniciativas voltadas à saúde mental, dentro do CPSM (Central de Promoção de Saúde Mental), e das Oficinais Inspiração, de geração de trabalho e renda para pessoas em tratamento de saúde mental, incluindo reciclagem de eletrônicos, produção de hortaliças orgânicas e costura em couro.
A Fundação está localizada na Rua José Marques Garcia, 675, no bairro Cidade Nova, em Franca. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 2103-3000 ou pelas redes sociais da instituição.