A fundadora do Magazine Luiza faleceu aos 97 anos nesta segunda-feira (12). Luiza Trajano Donato vivia em Franca, mas havia nascido em Cristais Paulista. Sua casa ficava, justamente, ao lado da loja no Centro da cidade.
O comunicado oficial do falecimento dela ocorreu no começo da manhã desta segunda. O velório será realizado no São Vicente de Paula (Rua Frederico Ozanan, 1111), das 10h às 16h, e o sepultamento no Cemitério da Saudade (Rua Simão Caleiro, 1540), em Franca.
“Informamos, com enorme tristeza, o falecimento hoje, 12 de fevereiro de 2024, na cidade de Franca, da fundadora do Magazine Luiza, Luiza Trajano Donato, aos 97 anos.Nascida em Cristais Paulista, no interior de São Paulo, Luiza Donato Trajano mudou-se para Franca para trabalhar e proporcionar uma vida melhor para a família”, informou a nota.
No início, Luiza Trajano foi trabalhar como vendedora e foi quando conheceu o caixeiro-viajante Pelegrino José Donato, com quem casou-se em 1956 e, um ano depois, o casal investiu todas as suas economias na compra de A Cristaleira, Loja de presentes estabelecida em Franca, a qual viria a ser o embrião de uma das maiores empresas de varejo do país, após ser renomeada como Magazine Luiza através de um concurso popular para escolha de nome.
“Foi assim que Tia Luiza deu as boas-vindas aos funcionários das primeiras 50 lojas abertas simultaneamente na cidade de São Paulo, em 2008: ‘Quero pedir a vocês, como boa vendedora que fui, para sempre atender o freguês da melhor maneira possível, sem olhar se ele é branco, preto, pobre, rico, bonito ou feio. Atender com todo carinho, não importa se um esteja usando salto e outro chinelo de dedo. Atender com educação, não tapear o cliente, não mentir de jeito nenhum. Se vocês quiserem crescer na vida, sejam sempre sinceros e honestos.'”
Com seu jeito simples e inspirador, ela sintetizou a missão daquela que é hoje uma das maiores empresas do país: incluir, ao trabalhar para que o maior número possível de brasileiros tenham acesso a produtos e serviços que melhorem suas vidas.
“Muitos não sabem, mas a personagem Lu, do Magalu, que hoje é um ícone da marca, foi inspirada na Dona Luiza. A ideia inicial foi chamá-la de Tia Luiza, tamanha era a admiração e o carinho que os colaboradores tinham por ela.”
Luiza Trajano Donato não teve filhos. Durante quase toda a vida dividiu amor, atenção e energia entre o Magazine Luiza e sua família. No início da década de 90, escolheu uma sobrinha – Luiza Helena Trajano – como sucessora. A empresa criada por Tia Luiza demonstrou, ao longo de seus mais de 65 anos, uma incrível capacidade de se transformar, se renovar sem abrir mão de seus valores. E, assim, perenizar o sonho e cumprir a missão de sua fundadora.
Leia também: