O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) deflagrou nesta sexta-feira (24/11) operação contra uma organização criminosa de atuação na cidade de Franca. Em conjunto com a Polícia Militar e a Corregedoria da Polícia Civil, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão em Franca e um em Ribeirão Preto, além de sete mandados de prisão temporária.
Ficou evidenciado que os investigados emprestavam dinheiros a juros exorbitantes e fazendo uso de violência ou grave ameaça às vítimas quando, posteriormente, cobravam o pagamento dos valores. Parte do lucro era reinserido no próprio negócio criminoso, enquanto outra era objeto de lavagem de dinheiro mediante a utilização de empresas de fachada e a compra de imóveis e veículos de luxo.
As autoridades identificaram a participação de um ex-policial civil, que iniciou sua colaboração com o esquema quando ainda fazia parte da corporação. Ele se exonerou recentemente.
A quebra dos sigilos bancários dos acusados revelou uma movimentação aproximada de R$ 36 milhões nos últimos três anos.
Entre os investigados estão Evanderson Guimarães, preso nesta sexta. Há três acusados foragidos, e o ex-policial civil Rogério Camillo Requel é um deles. Ele era um dos responsáveis por cobrar as dividas e usar de violência.