Por conta do aumento de pacientes que testaram positivo para Covid-19 em Franca e a taxa de ocupação de leitos de UTI estar perto dos 100% há semanas, o prefeito Gilson de Souza divulgou que faz um anúncio nesta sexta-feira (17) para detalhar como estão as negociações para ampliação de vagas hospitalares. O coordenador de saúde Luiz Vergara e a secretária municipal de finanças, Tânia Bertolino, também participam da transmissão.
Na quinta (16), a decisão em antecipar as medidas, ao invés de aguardar posicionamento do Estado e do Ministério da Saúde sobre a abertura de novas vagas, foi tomada após reunião do prefeito Gilson de Souza com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, a direção da Santa Casa e representantes do governo de São Paulo.
Nesse encontro remoto feito ontem, o Estado ponderou que trâmites administrativos impedem maior agilidade para atender a demanda do município. Desde semana passada há o anúncio de 37 novos respiradores para a regional de saúde de Franca por parte do governo estadual, porém ainda não houve efetiva implantação desse estrutura de atendimento.
Conforme a Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Franca a cidade já tem 746 casos positivos desde março. O quadro de óbitos segue em 16. O número de casos suspeitos caiu para 201, enquanto os registros negativos aumentaram para 1.230. A ocupação de leitos clínicos é de 27 leitos dos 45 disponíveis. A ocupação de leitos de UTI SUS é de 17 leitos dos 22 disponíveis. A ocupação de leitos de UTI Particulares é de 11 leitos dos 15 disponíveis.
“Leito de UTI é de responsabilidade do Estado. Responsabilidade do município é as unidades básicas de saúde”, afirmou Gilson de Souza.