O governador João Doria realiza coletiva de imprensa ao vivo para detalhar como serão as novas regras com relação a distanciamento social e funcionamento de lojas e outros setores que até então seguem fechados. A quarentena em Franca acontece desde 20 de março.
“Poderemos dar um passo para a retomada consciente, mas precisará haver ajuda de todos e vamos monitorar dia a dia, com a ajuda da ciência. Se tivermos que dar um passo atrás para proteger vidas, daremos”, disse o governador.
Ele divulgou que 65 mil pessoas tiveram suas vidas salvas por conta da quarentena realizada no Estado de São Paulo.
A retomada das atividades econômicas será feita em cinco etapas, conforme determinado pelo governo estadual. Elas seguirão os critérios de redução gradativa dos casos positivos, respeito ao distanciamento social e porcentagem segura na ocupação de leitos.
Situação de Franca
A cidade foi uma das primeiras no Estado a decretar a quarentena, em 20 de março. Lojas e indústrias não funcionaram por mais de 20 dias nessa primeira fase. Houve depois a autorização para funcionamento de fábricas, desde que estas seguissem regras de segurança sanitária.
Atualmente Franca tem 99 casos positivos de novo coronavírus (dados de terça-feira, 26) e são 42 pessoas que conseguiram recuperar-se. A taxa de ocupação de leitos está em 33%. A taxa de distanciamento social vem caindo e está na média de 45%.
A quantidade de pessoas que faleceram por conta de complicações causadas pela Covid-19 é de três. Sendo que o primeiro caso, de um homem de 34 anos, era morador de São Tomás de Aquino (MG) e buscou atendimento no Hospital do Coração. Outro homem de 64 anos e uma mulher de 79 anos eram moradores de Franca.
Assista ao vivo
Leia mais sobre o assunto em
Franca poderá liberar funcionamento de lojas, ambulantes, shoppings e academias
Franca soma 99 casos de Covid-19 e número de recuperados cresce para 42
OAB e Câmara vão ajudar quem não consegue garantir auxílio emergencial