O Governador João Doria encerrou a participação no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça. Ele esteve em 34 reuniões com líderes empresariais e governamentais de todo o mundo e foi conferencista em dois painéis do evento.
Doria foi palestrante ao lado de nomes como o ex-vice-presidente dos EUA Al Gore e o presidente da Colômbia Iván Duque. A comitiva do Governo de São Paulo também contou com a participação dos Secretários de Estado Julio Serson (Relações Internacionais) e Patricia Ellen (Desenvolvimento Econômico).
Nas palestras, Doria pontuou que o progresso nos próximos 50 anos está diretamente ligado à nova revolução digital, controle das mudanças climáticas e redução da desigualdade social. Ele apresentou exemplos adotados em São Paulo que permitem soluções inovadoras e melhorias diretas na qualidade de vida da população.
Um deles foi a concessão Piracicaba/Panorama, que prevê compensação de emissões de gás carbônico por parte do grupo privado que assumirá cerca de 1,2 mil km em rodovias no Estado. O Fórum terminou com importantes anúncios para São Paulo. Seis empresas confirmaram investimento total de R$ 17,2 bilhões em várias regiões do Estado.
“A soma de compromissos destas seis empresas nesses próximos quatro anos é de R$ 17,2 bilhões. Um resultado excepcionalmente bom para São Paulo”, declarou o Governador. “Com novos investimentos, você tem mais empregos e mais prosperidade econômica”, acrescentou Doria.
As empresas que declararam interesse em fazer novos aportes em São Paulo atuam em áreas como infraestrutura, logística, geração de energia, celulose, alimentação e bens de consumo. A lista inclui a asiática Bracell, as europeias Nell Energia, Enel e Acciona e as norte-americanas Procter & Gamble e PepsiCo.
“São Paulo foi tratado como um país devido à força de sua economia e seus 46 milhões de habitantes. Há muito respeito por São Paulo e, felizmente, pelo trabalho que o Governo do Estado tem realizado”, declarou Doria.
“Trabalhamos com foco e objetividade. Investimos nosso tempo para proporcionar novos empregos, prosperidade e paz social”, concluiu.
O Governador de São Paulo e o Ministro da Economia Paulo Guedes foram as únicas autoridades públicas brasileiras convidadas a participar como conferencistas nos diversos painéis de debate promovidos em Davos. Também foi a terceira participação seguida de Doria como conferencista convidado do Fórum Econômico Mundial.
Escritório em Dubai
A próxima missão oficial do Estado no exterior acontecerá entre os dias 8 e 13 de fevereiro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Na ocasião, o Governador Doria irá inaugurar um escritório comercial no Oriente Médio para atrair mais investimentos para São Paulo e fortalecer as relações bilaterais com países da região.
Esse será o segundo escritório comercial de São Paulo no exterior. O primeiro foi lançado em agosto de 2019, em Xangai, centro financeiro e maior cidade da China.