Pela primeira vez, nenhuma região no Estado de São Paulo está na fase vermelha do Plano São Paulo. O Departamento Regional de Saúde VIII, a qual Franca pertence, avançou e agora poderá ter comércio e shoppings abertos, além de concessionária de veículos e imobiliárias.
Franca e os outros 21 municípios do DRS VIII estiveram na fase laranja entre 27 de maio até 19 de junho, nas três primeiras atualizações do Plano SP. Logo depois do rebaixamento, a região seguiu na fase vermelha até então, de 26 de junho a 21 de agosto. Essa nova classificação vale até 6 de setembro.
O anúncio sobre a progressão para a fase laranja nessa nova etapa do Plano São Paulo foi feito pelo governador em exercício Rodrigo Garcia (veja vídeo abaixo).
A Prefeitura de Franca agora vai preparar um novo decreto para regulamentar as novas regras de quarentena no município. O documento será publicado nos próximos dias. Apesar da permissão para a abertura de lojas e dos shoppings, ainda será preciso que esses locais sigam regras sanitárias, como fornecimento de de álcool em gel para os clientes, obrigatoriedade da entrada de pessoas somente se elas estiverem de máscara e ainda o respeito ao distanciamento das pessoas de ao menos 1,5 m.
Apesar do anúncio de avanço da região no Plano São Paulo, o aumento efetivo de leitos de UTI Covid ainda não aconteceu. Esse quesito era o principal problema para o DRS VIII não subir na fase do Plano São Paulo. Na Santa Casa de Igarapava, há 10 leitos que aguardam início de atividades com o repasse de R$ 1,4 milhão pelo governo do Estado para custeio. Esse dinheiro ainda não chegou, conforme informou a Prefeitura da cidade nesta sexta-feira (21) ao F3 Notícias. Na Santa Casa de Franca, dos 10 leitos que serão implantados, quatro entraram em funcionamento nesta semana e outros seis aguardam o repasse de R$ 1,440 milhão da Prefeitura de Franca.
O DRS VIII tinha disponível até final de julho 36 leitos de UTI Covid, entre SUS e rede particular. Em agosto, somaram-se a essa estrutura a contratação de 10 novos leitos na Santa Casa de Franca logo na primeira semana deste mês e nesta semana outros 4 novos leitos. Com isso, a região está agora com 50 leitos de UTI Covid.
Volta às aulas
Durante a coletiva, também foi abordada a questão de volta às aulas. Na próxima semana, os estudantes da rede estadual não terão atividades curriculares. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado de Educação Rossieli Soares.
Ele também ponderou que a retomada das aulas em outubro ainda está condicionada à situação da pandemia do novo coronavírus. Além disso, cada município poderá definir como será esse retorno. A Prefeitura de Franca ainda não divulgou oficialmente se as aulas só voltarão em 2021 ou planeja atividades presenciais ainda neste ano.
Situação da covid-19 em Franca
Sobre os casos no município, a Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Franca informou nesta quinta-feira (20) o registro de mais 3 óbitos por Covid-19 nesta quinta-feira, 20 de agosto, elevando o número para 62 óbitos. Nesta quinta, foram 124 novos casos positivos de Covid-19, elevando o quadro de 3.042 para 3.166 casos confirmados. Os registros suspeitos subiram de 789 para 821. Os casos negativos aumentaram de 3.165 para 3.361
Assista ao vivo