O governador João Doria (PSDB) faz anúncio da nova etapa do Plano São Paulo, que regulamenta a abertura de setores econômico e de entretenimento no Estado. A região de Franca está na fase vermelha, a mais restrita, e apesar da visita de secretários na cidade no começo desta semana, ainda não houve medidas efetivas para garantir que o Departamento Regional de Saúde VIII garanta mais leitos de UTI, um dos principais critérios para conseguir avançar no Plano São Paulo.
De acordo com Dória, apesar do avanço de algumas regiões, como a de Ribeirão Preto, o DRS VIII vai seguir na fase vermelha por mais 14 dias. O governador também já adiantou que a previsão de volta às aulas foi adiada para 8 de outubro. Antes, esse período estava previsto para 8 de setembro.
Atualmente, só a região de Registro e de Franca estão na fase mais rigorosa da quarentena no Estado de São Paulo.
Conforme planilha divulgada pelo governo estadual, só na região de Franca há situação de alerta para a falta de leitos UTI Covid. É a única DRS que está em vermelho nesse critério.
Quando os secretários estaduais de Saúde, Jean Gorinchteyn, e de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, estiveram em Franca nesta semana, houve ainda encontro deles com a deputada estadual Graciela e com a diretoria do Grupo Santa Casa, além da conversa com 19 prefeitos da região da Alta Mogiana, incluindo o chefe do Executivo de Franca, Gilson de Souza.
Na coletiva, Marco Vinholi explicou que a instalação de equipamentos de UTI na região será feita ao longo do próximo período de quarentena, que dura 14 dias.
O DRS VIII está na fase vermelha há mais de 25 dias, o que representa que lojas e shoppings, bem como imobiliárias e concessionárias de veículos não podem abrir as portas para atender clientes seguindo protocolo de segurança sanitária. Só é permitido o serviço de delivery ou drive thru.
Franca tem desde março 42 mortes registradas por conta da complicação da Covid-19. Nesta quinta-feira (6) não houve registro de óbitos, após uma sequência de 13 dias com ao menos uma morte. No total, são 1.775 casos positivos confirmados na cidade. Os registros suspeitos subiram para 852. Os casos negativos aumentaram para 2.180. Os pacientes recuperados também cresceram de 312 para 446.
*Envie mensagem para gente, basta clicar no (16) 99231-0035 e encaminhar foto ou sugestão de matéria para o F3 Notícias Whatsapp.