O Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Política de Saúde e Serviço Social (Quavisss), ligado à Unesp de Franca, divulgou nota oficial para apoiar os trabalhadores e trabalhadoras de saúde na cidade, que estão na linha de frente do enfrentamento contra o novo coronavírus. O município tem um caso positivo, mas que aguarda contraprova do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, para ser incluído na estatística do Estado de São Paulo, além de outras 24 investigações.
“Reforçamos a defesa da sociedade para o fortalecimento do nosso SUS – público, universal e devidamente financiado. O compromisso da saúde é com a vida”, ressaltou a nota.
O Quavisss também veio a público repudiar o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro, feito na semana passada. O presidente minimizou a quarentena que existe em Franca e no Estado de São Paulo. “Neste momento, é importante reforçar as orientações e informações das organizações científicas, do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Saúde e da Organização Mundial de Saúde sobre a necessidade de estratégias de prevenção e contenção da transmissão do vírus”, apontou o grupo científico.
Leia nota do Quavisss
Assista a vídeo de quem está na linha de frente para combater covid-19