O Grupo Santa Casa de Franca é a segunda instituição SUS do Brasil contemplada com a certificação internacional ‘Angels Awards Diamond’ pelo padrão de excelência no atendimento a pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC).
O Grupo já possui essa premiação na categoria ‘Gold’ e agora conquistou mais esse título na categoria ‘Diamond’, alcançando uma evolução na qualificação de seus profissionais no que se refere à aplicação dos protocolos e procedimentos para atendimento aos pacientes de AVC.
O evento oficial aconteceu no dia 9 de agosto, no anfiteatro da Santa Casa de Franca, ocasião em que Karla Trevisan, Consultora Científica da Iniciativa Angels, realizou a entrega da placa da premiação na categoria ‘DIAMOND’ para as equipes envolvidas diretamente no atendimento a pacientes de AVC.
Estiveram presentes Thiago Silva (administrador geral do Grupo), Eduardo Migani Teixeira (diretor técnico da Santa Casa), Sinésio Grace Duarte (médico neurocirurgião da Santa Casa), Ciro de Castro Botto (diretor técnico do Centro Multidisciplinar), Wellington Alves Mendes (gerente assistencial da Santa Casa), gerentes e profissionais das equipes multidisciplinares.
Essas premiações que o Instituto Angels e o Laboratório Boehringer Ingelheim concedem a hospitais que se qualificam no atendimento a pacientes com AVC representam na prática um ganho imenso no que se refere à aplicação de protocolos específicos de atendimento a pacientes de AVC nos primeiros 60 minutos desde o primeiro contato, impactando positivamente para salvar vidas e minimizar sequelas provenientes do AVC, permitindo que estas pessoas venham a ter uma qualidade de vida muito melhor, impactando inclusive nas vidas dos familiares envolvidos nos cuidados diários.
O Angels é um grupo internacional que surgiu na Alemanha, contando com representantes no Brasil e tem o objetivo de aperfeiçoar o atendimento de pacientes que chegam às urgências, vítimas de AVCs.
“Esta certificação da Angels é emitida mediante avaliação da performance, de acordo com avaliação dos resultados dos indicadores de qualidade do Grupo Santa Casa de Franca. Os resultados do hospital são informados mensalmente ao site do programa, sendo avaliados e reconhecidos trimestralmente; desta forma, fica assegurado aos pacientes e à comunidade a qualidade e segurança indispensáveis na assistência hospitalar a esta classe de pacientes. Isso é o resultado do engajamento das equipes profissionais e do comprometimento ao cumprimento das políticas e protocolos institucionais, além de sinalizar a existência de uma cultura interna de educação continuada”, analisou o gerente assistencial Wellington Alves Mendes.
Thaísa Mourão Vasconcelos Mattos – médica especialista em Neurologia da Santa Casa, Mestre em Neurologia pela USP de Ribeirão Preto e docente do internato do curso de Medicina da Unifran falou: “estas certificações têm grande importância para o reconhecimento do hospital no tratamento rápido e eficaz para o AVC. Elas validam a sincronia e o preparo de toda a equipe do AVC no atendimento ao paciente que chega ao nosso pronto atendimento com sintomas desta enfermidade. Cada minuto faz toda a diferença para o paciente que está sofrendo uma isquemia cerebral, e implica diretamente na sua recuperação”, detalhou.
O Projeto Angels possui várias etapas: primeiramente, há uma visita diagnóstica para conhecimento dos processos de qualidade e como é feito o atendimento na teoria e na prática. Em seguida, são elaborados os treinamentos teóricos de capacitação de todos os núcleos envolvidos (o que foi realizado nos hospitais do Grupo Santa Casa de Franca) e, posteriormente, há um trabalho de monitoria mensal durante um semestre para que o hospital possa conquistar esta certificação.
Para o presidente voluntário do Grupo Santa Casa de Franca, Tony Graciano, a instituição se destaca internacionalmente pela qualidade técnica de seus profissionais e pelo investimento na estrutura apta a prestar este tipo de atendimento aos pacientes. “Nosso corpo clínico, bem como nossos profissionais da emergência e das equipes multidisciplinares tratam com muita seriedade e comprometimento a questão do atendimento aos pacientes com AVC, pois têm a consciência de que o cumprimento dos protocolos internacionais salva vidas e diminui a incidência de sequelas graves; por isso, em nome de nossas diretorias administrativa, clínica e técnica parabenizo a todos que se envolveram pra que nossa instituição conquistasse mais este título, levando à população a tranquilidade de que os cidadãos receberão aqui um atendimento de excelência”, concluiu Tony Graciano.