A Guarda Civil de Franca fez flagrante de descarte irregular de couro na rodovia Tancredo Neves, que liga Franca a Claraval (MG), nesta terça-feira. O responsável pelo descarta foi multado. Os guardas estavam em diligências e flagraram o dono de uma banca de corte fazendo o descarte de 10 sacos de couro. Diante dos fatos, ele recebeu uma multa de R$ 550 e poderá responder por crime ambiental.
A população também pode ajudar a Guarda Civil através de denúncias de descartes irregulares pelo telefone 153 ou pelo EcoFranca, aplicativo disponível para celulares com sistemas iOS e Android. Ele possibilita que o cidadão faça denúncias sobre descarte irregular de resíduos, desmatamento, loteamento irregular, uso indevido de área pública, maus-tratos e abandono de animais.
Após cadastro e registro da ocorrência no aplicativo, a equipe da Guarda Civil é acionada para que sejam tomadas as providências necessárias, como o registro do auto de infração ou comunicação dos fatos aos órgãos fiscalizadores, como o Ministério Público, Polícias Civil, Ambiental e CETESB.