A chuva recorrente neste mês de janeiro tem atrapalhado o serviço de poda e roçada na cidade. A Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, da Prefeitura de Franca, divulgou que procura intensificar as ações para tentar atender a demanda de moradores. O governo municipal reconheceu que está pedindo auxílio da população para que não jogue lixo em canteiros de avenidas e jardins de praças por meio de placas de orientação. Para evitar que lixo jogado pela população acumule, a Guarda Civil também passará a fazer rondas em áreas mais críticas e poderá multar infratores.
“A Secretaria de Serviços e Meio Ambiente está com essa atribuição, mas reconhece ser difícil dar conta de tudo nesse período do ano da forma desejada por muitos, em decorrência das chuvas constantes, onde nem sempre é possível colocar as equipes para trabalhar em razão das condições adversas”, informou a pasta, por meio de nota.
Por conta das condições de solo úmido, o desenvolvimento da vegetação é muito rápido. O secretário Adriano Rodrigues Tosta aponta que as atividades mais recentes que foram concluídas estão em parte das Avenidas Orlando Dompieri e Professor José Rodrigues da Costa Sobrinho, na região Norte da cidade, compreendendo Parque Santa Adélia e Jardins Planalto e Petráglia. A poda e a roçada também foram realizadas em praças nas imediações do NGA (Núcleo de Gestão Assistencial), em outra nas proximidades do Centro Esportivo do Jardim Planalto, na rotatória da Avenida Hélio Palermo, proximidades do antigo Pronto-Socorro ‘Janjão’.
“Nessa sexta-feira, 24, as atividades continuaram em outros setores: no Jardim Boa Esperança, setores do Jardim Luiza, Vila Teixeira, Jardins Consolação, Francano, Jardim Palma, entre outros. Pela Avenida Paulino Pucci, quem circula pode notar as plaquetas de educação ambiental fixadas de maneira espaçada, advertindo sobre a proibição de deixar sacos de lixo nos canteiros da ilha central e nos jardins das praças”, aponta nota da prefeitura.
O governo municipal divulgou que passará a fiscalizar as regiões onde estão com sinalização, com a atuação da Guarda Civil. A corporação está habilitada para realizar autuações previstas na legislação.