A Guarda Civil Municipal vai ter presença diária na Praça Nossa Senhora da Conceição com uma base móvel de monitoramento. A medida foi tomada com a proposta de melhorar a segurança na região central de Franca e ampliar as intervenções para garantir a conservação dos equipamentos públicos.
Os guardas municipais farão abordagens de jovens ficarem circulando de bicicletas sobre os calçadões tanto da Praça Nossa Senhora da Conceição como da Barão da Franca. Conforme a prefeitura, andar de bicicleta nessas áreas pode gerar transtornos para idosos e crianças.
“Através das câmeras de monitoramento, os responsáveis pelas observações que ficam no interior da viatura móvel podem detectar qualquer situação que esteja em desacordo com as normas de trânsito e urbanidade. A abordagem tem o caráter de advertência e educativo. A pessoa abordada é questionada a não continuar naquele tipo de prática”, detalha nota do governo municipal.
A Guarda já deu apoio a ocorrências de furtos em estabelecimentos comerciais e em situações de infrações de trânsito, atuando em forma de apoio a Polícia Militar, que tem o papel ostensivo de inibir essas práticas.
Outra situação recorrente, conforme a Guarda Municipal, é que parte da população senta sobre os encostos dos bancos e colocam os pés onde seria indicado para as pessoas sentarem. “Esse é um hábito que no mínimo significa falta de educação e de cuidado com aquilo que é do público, ou seja, de uso de todas as pessoas”, sustenta nota da prefeitura.