Neste sábado (3), o deputado estadual Guilherme Cortez (PSOL) foi oficializado como candidato a prefeito de Franca durante convenção eleitoral realizada na Praça da Juventude. Além do PSOL, a coligação de Cortez contará com a Rede Sustentabilidade e o PDT e recebeu o nome de Franca do Futuro.
O evento contou com a presença de cerca de 700 pessoas, conforme a organização, e também confirmou a candidatura da ex-vereadora Bel Nascimento (PSOL) a vice-prefeita e da chapa de vereadores dos três partidos.
Durante a convenção, foram exibidos vídeos de apoio de figuras como a ministra Marina Silva (REDE), o deputado federal Ivan Valente (PSOL) e os deputados estaduais Leci Brandão (PCdoB), Marina Helou (REDE), Carlos Giannazi (PSOL) e Paula Nunes da Bancada Feminista (PSOL). O ex-vice-prefeito Cassiano Pimentel discursou e declarou apoio à candidatura do deputado.
Guilherme Cortez afirmou que o pleito eleitoral será uma escolha “entre o passado, o presente e o futuro” e mostrou entusiasmo quanto a possibilidade da sua candidatura garantir o segundo turno. “E escutem o que eu estou falando: nós vamos para o 2º turno e vamos ganhar essas eleições”, afirmou.
O candidato tentou eleger-se para vereador, em 2020, e acabou sendo eleito para deputado estadual, em 2022. “Quando eu me candidatei a vereador quatro anos atrás, eles diziam que eu não teria nem 200 votos e eu acabei sendo o 4º candidato mais votado da cidade. Quando eu fui candidato a deputado estadual, eles diziam que Franca nunca elegeria um deputado como eu e hoje eu estou aqui como um dos deputados mais jovens do Brasil pra provar que eles estavam errados. Agora, eles estão nos subestimando de novo e a gente vai dar uma lição neles pra ver se na 3ª vez aprendem”, discursou, sem mencionar nomes.
Guilherme Cortez é advogado e professor de cursinhos pré-vestibulares, está em seu primeiro mandato como deputado estadual pelo PSOL. Em 2020, foi candidato a vereador em Franca e não foi eleito devido ao quociente eleitoral.