Ícone do site F3 Notícias

Hélio Rubens, Jubileu do Amendoim, Catedral, quais são as referências de Franca mais lembradas pelos moradores?

Com 200 anos de histórias, centenas de pessoas construíram legados na cidade. Além disso, há locais que se tornaram referência para quem é da cidade ou já veio visitá-la. Leitores participaram de uma votação para mencionar o que mais tem representado e quais pessoas ou locais os francanos mais conhecem na cidade. Nessa lista, o ex-jogador e ex-técnico de basquete Hélio Rubens foi uma das principais referências mencionados pelos leitores do F3 Notícias. Também ficou em destaque o saudoso Jubileu do Amendoim, que era uma estrela em qualquer evento esportivo com o seu “OOOiiiiiii”.

Tem também os locais que mais foram lembrados e no topo da lista ficou a Catedral  de Franca, que fica na praça Nossa Senhora da Conceição.

O curioso é que o nome que remente à formação de Franca, como é o caso do Capitão Hipólito Pinheiro, ficou com o menos conhecido entre todos que participaram da enquete. Como memória, ele está em nome de rua e também nomeia o Arquivo Histórico Municipal, chamado de Arquivo Histórico Municipal de Franca-SP “Capitão Hipólito Antonio Pinheiro”.

Com sua morte, em 29 de agosto de 1840, o que ocorreu na então no terceiro distrito do Chapadão do Município da Vila de Franca do Imperador da Sétima Comarca da Província de São Paulo, as terras passaram a ser de sua família, dividindo-se em 22 herdeiros diretos. Ele foi capitão de ordenanças e fundador da cidade de Franca.

O que as pesquisas remontam é que no final do século XVIII, vários dos pousos criados para ligar o caminho de São Paulo às minas de ouro, no agora Minas Gerais, estavam dispersos pela região. Em 1779, cerca de uma centena de pessoas residiam no sertão do Rio Pardo, pertencente à Vila de Mogi Mirim. Para organizar a área, foi criada uma Companhia de Ordenanças, com Manoel de Almeida, um português, nomeado como Capitão. Em 1804, o comando do distrito passou ao Capitão Hipólito Pinheiro.

Foto: Marcelo Fradim

Confira a lista completa:

1º – Catedral de Franca – 27 votos

2º – Hélio Rubens – 15 votos

3º – Jubileu do Amendoim – 15 votos

4º – Restaurante Gasparini – 15 votos

5º – Relógio do Sol – 12 votos

6º – Dr. Ismael Alonso y Alonso – 11 votos

7º – Patrícia – 10 votos

8º – Sidnei Franco da Rocha – 8 votos

9º – Fonte da Careta – 6 votos

10º – Cavalhadas de Franca – 5 votos

11º – Seu Lourenço da Farmácia – 2 votos

12º – Sérgio Spereta – 2 votos

13º – Maria Capotinha – 1 voto

14º – Capitão Hipólito Pinheiro – 0 voto

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile