Ícone do site F3 Notícias

Historiador descendente direto do fundador de Franca falece na cidade

Walter Lélis com a esposa, Sônia Belato Lélis. Foto: Divulgação

O historiador Walter Antônio Marques Lélis faleceu em Franca nesta terça-feira (30) e ele será velado no Nova Franca, na rua São Paulo, a partir das 12h. Walter é uma referência na cidade com relação a estudo histórico e muito respeitado genealogista (a partir de registros documentais de arquivos e bibliotecas, esses profissionais rastreiam a ascendência genealógica de pessoas e famílias).

Walter Lélis realiza seus estudos na cidade e, por isso mesmo, valorizava muito os documentos e o trabalho que é desenvolvido no Arquivo Histórico Municipal, bem como no Museu Histórico.

Além disso, produziu diferentes obras para retratar pessoas e a cidade. Entre elas está “Sérgio Menezes, homem de mil funções e vocações”, “Walter Voss de Menezes, história e ascendência”, “Genealogia de famílias italianas estabelecidas na região de Franca-SP”. Todas essas produções eram feitas em parceria com a esposa, Sônia Walter Belato Lélis.

Ele é francano, estava aposentado e trabalhava na elaboração da história de sua família, além de colaborar com dados e informações úteis para diversos outros pesquisadores. O genealogista desenvolveu também o projeto Genealogia de Famílias que se instalaram na região de Franca-Ibiraci a partir do século XVIII.

Ele em si é uma parte importante da história da cidade, pois é descendente direto de Hipólito Antônio Pinheiro (1754-1840), fundador do município. “Um dia triste para Franca e para o grupo. Hoje partiu para a casa do Criador, o historiador Walter Antônio Marques Lélis, descendente direto do fundador de Franca. O senhor Walter Lellis era íntegro, amável, cordial, pessoa de princípios, além de um dos maiores genealogistas e frequentadores do Arquivo Histórico Municipal e Museu Histórico. Que Deus possa confortar a família e amigos e em especial sua inseparável esposa Sônia Walter Belato Lelis. Nossos sentimentos!”, escreveu Marcelo Fradim, profissional da comunicação e administrador do grupo no Facebook “Amo Franca”.

O pesquisador deixa esposa. Sônia Lelis ajudou a dar vazão para o trabalho do historiador. Ela sempre publica histórias e fatos do passado sobre Franca, ajudando quem quer conhecer mais sobre as origens desse território.  Sônia é francana, formada em Letras e tinha trabalho intenso ao lado do marido.

Parte desse levantamento feito pelos dois está no site www.subsgen.blogspot.com.

Contribuíram com Walter Lélis para a realização do trabalho de catalogação da história de Franca diferentes servidores municipais que atuam tanto no Arquivo Histórico, como no Museu Histórico.

O enterro do historiador será no Jardim das Oliveiras, às 16h, nesta terça-feira (30).

*Envie mensagem para gente, basta clicar no (16) 99231-0035 e encaminhar foto ou sugestão de matéria para o F3 Notícias Whatsapp.

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile