Ícone do site F3 Notícias

IANSA lança campanha para construção de sede própria de R$ 2 milhões

O Instituto de Apoio Nossa Senhora Aparecida (IANSA) foi fundado em 2011 por Eliane Aparecida Bonine, 51, depois de uma cura de um câncer de mama. Passados nove anos, o instituto criou raízes, apoios e estrutura para agora almejar a construção de uma sede própria no Jardim do Éden, em Franca. O terreno já está garantido, após doação anônima, e agora é reunir apoio para se obter R$ 2 milhões, valor que será usado para a criação de um prédio de dois pavimentos, que ocupará 1,3 mil metros quadrados de área.

O projeto do prédio também foi uma doação e prevê a construção de 36 leitos, refeitório para 100 pessoas, salas para medicina integrativa, auditório, salas de atendimento, setor administrativo, cozinha industrial e lavanderia dentro das normas de vigilância.

A sede também contará com biblioteca, brinquedoteca e recepção, além de um espaço para o bazar permanente do IANSA, área de jardim e espaço ecumênico. Mesmo com a construção da sede própria, a instituição manterá a unidade II, no Bairro São José, onde funciona a oficina de peruca e o empréstimo de equipamentos hospitalares.

Tesoureiro da instituição, Daniel Barbosa de Melo diz que após aprovação para início das obras o prédio deverá estar pronto em dois anos. “Para a primeira etapa da obra já temos a verba em caixa, resultado de três festas específicas, mas precisamos de mais recursos para seguir com o projeto”, explica Daniel em entrevista concedida ao jornalista Marco Felippe para a ACIF em Revista, veículo da Associação do Comércio e Indústria de Franca.

Como trabalha sempre com doações e apoios, o IANSA busca contribuições solidárias por meio de boletos, carnês, transferência bancária, doações espontâneas e até de materiais de construção. “Além das contribuições também destinaremos a renda de dois eventos para as obras. O primeiro será um jantar no dia 15 de maio e depois, em outubro, teremos novamente a Festa das Nações”, adianta Melo para a ACIF em Revista, veículo da Associação do Comércio e Indústria de Franca

Atualmente o IANSA realiza 1,5 mil atendimentos mensais gratuitamente. São pacientes e acompanhantes que durante o tratamento oncológico recorrem a casa para hospedagem e alimentação. O local oferece café da manhã, almoço, café da tarde e, no caso dos que pernoitam, o jantar.

“O nosso movimento cresceu muito. Antes o atendimento era somente para aqueles envolvidos no tratamento com o câncer, mas depois passamos a abrir para todo tipo de tratamento de saúde. Há dois anos também percebemos que havia necessidade de atendimentos com assistente social, nutricionista, psicólogo e grupos de apoio e passamos a oferecer reiki três vezes por semana”, conta a coordenadora do IANSA, Adriana Alves Batista para a ACIF em Revista, veículo da Associação do Comércio e Indústria de Franca.

Entre os atendidos estão pacientes e familiares de 22 cidades da Regional de Saúde de Franca, porém a casa de apoio também tem recebido pessoas de cidades do sul de Minas Gerais e da região de Campinas. “A maioria é pacientes e familiares de um raio de 100 quilômetros de Franca, pois o Hospital do Câncer de Franca é referência para essas cidades, mas também temos recebido muitas pessoas de Mogi Mirim, Mogi Guaçu e Casa Branca em razão da UTI Neonatal”, explica Eliane.

Voluntários

O instituto não conta com financiamento público (municipal, estadual e federal) e 30 voluntários atuam em diferentes serviços. “Não temos verba de nenhuma esfera. Trabalhamos apenas com recursos próprios. Temos os bazares, fazemos promoção de pizza, festas e também contamos com as pessoas que abraçam a nossa causa e estamos abertos para quem desejar nos conhecer”, disse Eliane.

O IANSA funciona na Avenida Luís Vaz de Camões, 2901, Jardim do Éden. O telefone é (16) 3409-2461.

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile