Procurando por escorpiões, uma idosa de 64 anos caiu do telhado em Franca e sofreu ferimento na perna esquerda. O caso aconteceu neste feriado de Corpus Christi, quinta-feira (11), pela manhã.
Os Bombeiros foram acionados e socorreram a vítima. Ela foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e deverá ficar com a perna imobilizada.
A vítima relatou aos socorristas que estava preocupada pelo número de escorpiões que tinham aparecido perto da casa dela. Nos últimos dias, ela comentou que já tinha capturado 28 aracnídeos no terreno da casa dela. O marido dela, de 70 anos, tem saúde frágil e por isso pode ter complicações sérias caso fosse picado.
Por conta da infestação e preocupada com a saúde do marido, ela havia subido no telhado para verificar se havia escorpiões no local que pudessem adentrar a residência. O telhado cedeu enquanto ela fazia a busca.
A Vigilância Epidemiológica foi comunicada com relação à infestação e também vai averiguar o caso. “É importante vedar ralos e pias, manter a caixa de gordura bem vedada e manter limpos os quintais. Feche as frestas embaixo das portas no período da noite. Tampe buracos e rachaduras na parede e muros. Os escorpiões se alimentam de grilos e baratas, por isso não acumule lixo para atrair esses bichos”, informa nota do órgão.
Caso uma pessoa seja picada, a orientação é não usar remédios caseiros e não se automedicar, nem passar álcool. A vítima deve ser levada imediatamente para a UPA ou um hospital particular para ter o tratamento correto.
O telefone para reclamar sobre aparecimento de escorpiões é o (16) 3711-9422 ou (16) 3711-9435. Veja os endereços e contatos das UPAs.
- UPA do Jardim Aeroporto I (Rua Cyro Eduardo Rosa Faleiros, 600 – Prolongamento Jardim Aeroporto I, telefone 16 3721-6807)
- UPA do Jardim Anita (Avenida Nelson Nogueira, 1725 – Jardim São Gabriel, telefone 16 3720-3977)
- Pronto Socorro Infantil (Rua Aluísio Pachêco Ferreira, 4010, Jardim Maria Gabriela, 4922-5036, 16 3703-1440 ou 16 3703-1141)
Orientações da Vigilância Epidemiológica:
1 – Mantenha ralos tampados com telinha. Feche as frestas embaixo das portas no período da noite. Tampe buracos e rachaduras na parede e muros.
2 – Mantenha o quintal sempre limpo. Os escorpiões se alimentam de grilos e baratas, por isso não acumule lixo para atrair esses bichos.
3 – Se tiver brinquedos no quintal e casinhas de cachorro, faça sempre uma inspeção em busca de escorpião. Mantenha-os sempre limpos. Tenha o mesmo cuidado ao levar crianças para brincar em parquinhos com madeira e caixa de areia.
4 – Se for fazer limpeza no quintal e até mesmo dentro de casa (mexer em objetos com os quais não lida há muito tempo) tenha cuidado. Use luvas e sapatos fechados. Vale lembrar que o escorpião gosta de lugares úmidos.
5 – Converse com as crianças e mostre fotos para evitar que elas se aproximem no caso de encontrar um escorpião no quintal.
6 – No caso de picada, procure um hospital imediatamente para receber o devido tratamento. Não passe álcool no local da picada, apenas lave com água.
*Matéria F3 Notícias, com informações do Portal do Grupo Thathi.
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.