Desde março deste ano, Franca já teve 843 pessoas que foram diagnosticadas com o vírus SARS-CoV-2, que causa o novo coronavírus. Desse total de pessoas infectadas, o índice de mortalidade na cidade está em 2%. Nesta terça-feira, a 20ª pessoa a perder a vida após complicações da doença foi um homem de 85 anos, que estava internado no Hospital do Coração, do Grupo Santa Casa.
Esse mesmo índice de mortalidade é maio no Estado de São Paulo, sendo 4%. Já são 19.788 mortes e 416.434 casos confirmados. Dados científicos, divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que a taxa de mortalidade do novo coronavírus tem variado no mundo entre 2% e 4%.
O crescimento intenso de casos positivos passou a ser registrado em Franca em meados de junho. Com esse aumento, também passaram a ter mais mortes e a taxa de ocupação de leitos de UTI também aumentou, apesar de o número de equipamentos em funcionamento praticamente permanecer no mesmo número desde o começo da pandemia.
Nesta segunda-feira (20), um outro homem, também de 85 anos, teve o diagnóstico positivo para Covid-19 após sua morte, que ocorreu em 17 de julho. Por tanto, em dois dias já foram confirmadas dois óbitos.
Ao mesmo tempo, em quatro meses de monitoramento, os 843 casos positivos somados representam 0,2% da população de Franca. São 282 pacientes que conseguiram recuperar-se da doença. Porém, os casos ativos representam 543 pessoas atingidas. Nesse universo, 4% dos pacientes estão internados em estado grave (25).
Franca está na fase mais restritiva de funcionamento dos setores econômicos, de entretenimento e de atividades religiosas do Plano São Paulo, que regulamenta a abertura nessas áreas. A atual fase do município é a vermelha (fase 1). Na primeira quinzena de junho, a cidade chegou a ficar por duas semanas na fase laranja, (fase 2).
*Envie mensagem para gente, basta clicar no (16) 99231-0035 e encaminhar foto ou sugestão de matéria para o F3 Notícias Whatsapp.