Ícone do site F3 Notícias

Iniciativa que já reconheceu nacionalmente estudantes da E.E Angelo Scarabucci está com inscrições abertas

Foto: Samsung Newsroom Brasil

O Solve For Tomorrow Brasil, programa de cidadania corporativa da Samsung, com coordenação geral do Cenpec, está com as inscrições abertas para a sua 11ª edição no País. Conhecido por estimular o desenvolvimento de projetos inovadores com base na metodologia STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), a iniciativa é voltada a alunos e professores do ensino médio de escolas públicas em todo o Brasil.

Em 2023, um projeto de Franca ganhou destaque nessa iniciativa. Na 10ª edição no Brasil, o Solve For Tomorrow atribuiu uma menção honrosa ao projeto Silêncio consciente: alunos autistas e os ruídos em sala de aula, criado por alunos da Escola Estadual Angelo Scarabucci, em Franca (SP). Os estudantes atuaram para contribuir com o desenvolvido acadêmico de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA).

A ideia foi baseada na construção de um dispositivo visual que é acionado quando o volume do barulho alcança 85 decibéis nas salas de aula, alertando a turma para que diminua o ruído.

A ideia surgiu na disciplina eletiva da escola, em que os alunos foram incentivados a pensar em situações problema para a criação de soluções por meio de projetos em iniciação científica. Em um dos encontros mensais com os professores orientadores de cada turma, uma das questões problemáticas foi o excesso de barulho, que compromete o processo de aprendizagem dos alunos. Sabendo disso, as três estudantes responsáveis pelo projeto também levantaram os impactos dessa problemática para os alunos com autismo e hipersensibilidade sonora.

“Trata-se de um projeto voltado à saúde e à diversidade, pois estamos falando de uma iniciativa que envolveu toda a movimentação da turma para identificar e atender às necessidades individuais dos alunos com autismo e sensibilidade auditiva. Eles têm empatia pelo outro e se solidarizam, ao ponto de criar um dispositivo visual que é aplicado em sala de aula”, afirmou Henrique Pereira, professor de biologia e orientador da equipe. “Fizemos testes que duraram cerca de seis semanas e registramos uma redução de 35% no ruído da sala em que o dispositivo foi instalado. Agora a ideia é expandir para outras salas”.

Lindomar Cailton/Reprodução

A expectativa da equipe é envolver ainda mais a comunidade escolar na iniciativa, principalmente os demais alunos do ensino médio, para que o dispositivo também seja aplicado em outras salas de aula. Para isso, o grupo planeja desenvolver um manual de instruções com as estratégias de conscientização e as informações necessárias para a programação do equipamento utilizando a plataforma Arduino, a fim de compartilhar o conhecimento e possibilitar que alunos de todo o colégio sejam capazes de desenvolver o equipamento do seu próprio jeito.

Como participar do Solve For Tomorrow Brasil

Para fazer parte da 11ª edição do Solve For Tomorrow Brasil, as equipes devem conter de 3 a 5 alunos, todos do ensino médio, sob a orientação de um professor orientador responsável por lecionar alguma disciplina relacionada às áreas de Ciências da Natureza e/ou Matemática para, ao menos, dois integrantes da equipe inscrita. A equipe também pode inscrever um segundo educador como Professor(a) Parceiro(a) que, obrigatoriamente, lecione para ao menos dois integrantes da equipe participante.

Desde a sua 10ª edição, o Solve For Tomorrow Brasil passou a permitir a inscrição de grupos compostos por alunos de diferentes turmas, sendo obrigatório apenas que estejam todos cursando o mesmo ano na mesma instituição de ensino.

Veja o cronograma da 11ª edição do Solve For Tomorrow Brasil

8 de abril a 10 de julho: Inscrição da ideia do projeto
8 de abril a 10 de julho: Mentoria para os inscritos
19 de agosto: Resultado das 20 equipes semifinalistas
20 de agosto a 4 de outubro: Mentoria para as 20 equipes semifinalistas
16 de outubro: Resultado das 10 equipes finalistas
17 de outubro a 29 de novembro: Mentoria para as 10 equipes finalistas
21 de novembro a 29 de novembro: Votação pelo Júri Popular
29 de novembro: Apresentação dos projetos para a Banca Julgadora
3 de dezembro: Resultado dos vencedores da 11ª edição

Para saber mais sobre o Solve For Tomorrow Brasil e se inscrever na 11ª edição do programa no Brasil, acesse a página oficial do programa.

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile