O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, completou 58 anos e anunciou duas iniciativas voltadas à qualificação profissional e à proteção do consumidor: o lançamento da plataforma de cursos on-line do Saber Ipem e de um sistema inovador que permite à população localizar postos com bombas de combustíveis dotadas de tecnologia antifraude.
Em Franca, por exemplo, só existe um posto que conta com esse sistema, que fica na avenida Dr. Ismael Alonso y Alonso, no Jardim Veneza, o Mario Roberto. Não há postos qualificados em Cristais Paulista. Já em Patrocínio Paulista há um posto com sistema antifraude, que fica na rodovia Ronan Rocha. A lista de cidades pode ser consultada no link abaixo.
As novidades foram apresentadas durante a cerimônia de comemoração do aniversário do instituto, na sede da instituição, com a presença do secretário da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Fábio Prieto, da subsecretária de Competitividade e Desenvolvimento Regional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Júlia da Motta, representando o secretário Jorge Lima, do presidente da Associação Comercial de São Paulo, Roberto Mateus Ordine, e do presidente do Sindicato da Indústria de Artefatos de Metais Não Ferrosos no estado de São Paulo – Siamfesp e conselheiro do Conselho Superior da Indústria da Construção – Consic da Fiesp, representando a Fiesp, Oswaldo Arouca Neto.
A plataforma Saber Ipem nasce com a proposta de ser um ambiente digital de aprendizagem voltado à capacitação de servidores públicos, profissionais do setor regulado, estudantes e cidadãos interessados nos temas de metrologia, fiscalização e segurança nas relações de consumo. Os cursos, que serão oferecidos de forma gratuita e acessível, abrangem desde conceitos técnicos até orientações práticas sobre os serviços prestados pelo Ipem-SP.
“O Saber Ipem é uma ferramenta estratégica para compartilhar o conhecimento técnico acumulado ao longo de nossa história, promovendo uma cultura de qualidade, segurança e responsabilidade nas relações de consumo”, destacou o superintendente do instituto, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior.
Já o novo sistema inovador e inédito para localizar bombas medidoras de combustíveis com tecnologia antifraude é voltado diretamente ao consumidor. A ferramenta on-line permitirá que qualquer cidadão, por meio de um mapa digital, encontre postos de combustíveis que utilizam bombas com a chamada “tecnologia antifraude” — dispositivos que impedem alterações indevidas na quantidade de combustível entregue ao consumidor.
A medida visa aumentar a transparência e combater práticas ilícitas, como o fornecimento de volumes inferiores aos pagos pelos motoristas. “Essa é uma conquista importante na luta contra fraudes no setor de combustíveis. Agora, o consumidor terá mais autonomia para escolher postos que garantem mais segurança e confiança”, afirmou o secretário da Justiça e Cidadania.
O secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto de Souza, demonstrou satisfação com os projetos apresentados. “Fico feliz que o Ipem-SP esteja lançando projetos que ofereçam educação e informação para o consumidor, possibilitando autonomia e segurança nas relações de consumo”.
O Ipem-SP, criado em 1967, é responsável pela verificação de instrumentos de medição, fiscalização de produtos com o selo do Inmetro e ações voltadas à proteção do consumidor e da concorrência leal. Ao longo de quase seis décadas, o instituto tem se destacado pela modernização de seus processos e pelo fortalecimento do seu papel como referência em metrologia no Brasil.
Para acessar plataforma Saber Ipem com os cursos on-line gratuitos, clique aqui. O painel de postos com bombas certificadas e mais seguras fica disponível neste link.