Nome de referência histórica da música brasileira e considerado um dos principais poetas da língua portuguesa, o compositor Vinicius de Moraes terá sua obra em destaque na programação da 6ª Feira do Livro de Ipuã. O poetinha – como é carinhosamente chamado -, é o homenageado da festa literária que acontece entre os dias 3 a 5 de abril, com eventos na Praça da Matriz (Rua Regente Feijó, 175) e no espaço Usina do Saber (que também fica na Praça Matriz).
Durante três dias, os visitantes da feira terão à disposição uma diversidade de atividades para atender crianças, adolescentes, jovens e adultos. A programação começa na manhã de quinta-feira (3/4), com o rapper e arte-educador Renan Inquérito e sua “Parada Poética”, às 8h e às 13h30. Por meio do hip-hop, o artista mistura arte e educação, utilizando a música e a poesia como ferramenta de transformação social. E a poesia segue dando o tom com o sarau Encontrão Poético, comandado por Betto Souza e Emaye Natália, às 9h45 e às 15h15.
A abertura oficial da 6ª Feira do Livro de Ipuã está marcada para 19h30, com a apresentação musical “Acústico de violão e viola”, com os instrumentistas mirins Felipe e Miguel. Fechando a primeira noite da festa literária, a filósofa Márcia Tiburi recebe o público às 20h, para a palestra “Pop Filosofia: como a filosofia pode mudar sua vida?”. Todos os eventos da quinta-feira (03) acontecem na Praça da Matriz (Rua Regente Feijó, 175, Centro).
Na sexta-feira (4/3), o palco instalado na Praça da Matriz segue concentrando as atividades da feira e recebe duas sessões do show “Desenhando de Tudo”, com Julinho Sertão, às 8h e 15h15. O Grupo Urutau de Teatro (G.U.T.E) também estará por lá, às 9h45 e 13h30, apresentando a contação de história “A Jia Encantada”. À noite, o convite é para curtir um pouco da obra musical de Vinicius de Moraes na voz da cantora Verônica Ferriani, com o show “Tributo a Vinícius de Moraes”, a partir de 20h.
Artistas locais abrem a agenda do sábado (5/3), com apresentações às 9h, na Praça da Matriz. Às 14h , a criançada tem um encontro com a criatividade na oficina “Meu pequeno diário”, com Pri Medeiros, no espaço da Usina do Saber. Para às 16h30 está marcada a saída do cortejo “Vozes da Literatura”, com Grupo Urutau de Teatro. O desfile literário é aberto ao público de todas as idades, com garantia de diversão e emoção em todo o trajeto. A concentração é na Praça da Matriz.
O encerramento da 6ª Feira do Livro de Ipuã será com o cantor Gabriel O Pensador, com show na Praça da Matriz, a partir de 20h. E ainda tem o Ônibus Livro Vivo, um receptivo literário com a contadora de história Monalisa Machado, com três sessões na Usina do Saber: quinta e sexta-feira (3 e 4), de 9h às 12h e de 14h30 às 20h; e no sábado (5), de 14h às 20h.
Ação conjunta
Dulce Neves, presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, destaca a importância que as feiras literárias representam para as cidades que as realizam e para a região como um todo. “Quanto mais feiras de livro tivermos na região, melhor será para o desenvolvimento humano, social, educativo e econômico de nossa gente. São eventos culturalmente muito ricos, que contribuem diretamente com os processos educacionais de crianças, adolescentes, jovens e adultos, e que estimulam movimentos pessoais de expansão de conhecimentos plurais.
Fabiana de Oliveira Puga, chefe da Divisão de Cultura na Prefeitura de Ipuã, destaca que a Prefeitura de Ipuã, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, tem adotado medidas estratégicas para impulsionar a participação da população, incluindo campanhas de divulgação e um trabalho especial nas escolas do município. “Estamos promovendo atividades interativas e apresentações artísticas que envolvem os alunos, despertando o interesse pela cultura local desde cedo. Nosso objetivo é fazer da Feira um ponto de encontro para toda a comunidade, fortalecendo a identidade cultural da cidade e ampliando o acesso à cultura”. Fabiana lembra ainda que a Feira de Ipuã cresce a cada ano, e para 2025 a expectativa é de um público ainda maior. “Nosso objetivo é tornar a Feira um espaço cada vez mais atrativo, movimentando a economia e valorizando a cultura da nossa cidade”, completa.
A 6ª Feira do Livro de Ipuã é uma realização da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e da Prefeitura de Ipuã, via lei de incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e conta com o patrocínio da Usina Alta Mogiana.
Homenageado
Carioca da gema, nascido em 1913 no tradicional bairro da Gávea, no Rio de Janeiro, Vinicius de Moraes é autor de uma potente obra musical e literária, com mais de 20 livros publicados, além de diversas crônicas. Também crítico de cinema e dramaturgo, Moraes construiu, ao lado do amigo Tom Jobim, uma das mais relevantes parcerias que a música brasileira conhece, reconhecida e reverenciada internacionalmente.
Suas inúmeras canções – “Chega de saudade”, “Insensatez”, “Garota de Ipanema”, uma das composições mais executadas da história da indústria fonográfica mundial – representam um legado definitivo à cultura brasileira. Artista versátil, o poetinha também deu atenção às crianças e seu último trabalho foi a versão musical de “A Arca de Noé”, seu livro de poemas infantis. A produção – que gerou dois álbuns e um programa de televisão – recebeu o prêmio Emmy Internacional. Vinícius faleceu em 1980, aos 66 anos.
SERVIÇO | PROGRAMAÇÃO
6ª Feira do Livro de Ipuã – Programação
Dia 03/04 (quinta-feira)
8h e 13h30: Sarau “Parada Poética”, com Renan Inquérito | Palco principal (praça Matriz – rua Regente Feijó, 175)
9h45 e 15h15: Sarau “Encontrão Poético”, com Betto Souza e Emaye Natália | Palco principal (praça Matriz – rua Regente Feijó, 175)
19h30: Abertura oficial, com apresentação musical “Acústico de violão e viola”, com Felipe e Miguel | Palco principal (praça Matriz – rua Regente Feijó, 175)
20h: Palestra “Pop Filosofia: como a filosofia pode mudar sua vida?”, com Márcia Tiburi | Palco principal (praça Matriz – rua Regente Feijó, 175)
Dia 04/04 (sexta-feira)
8h e 15h15: Show “Desenhando de Tudo”, com Julinho Sertão | Palco principal (praça Matriz – rua Regente Feijó, 175)
9h45 e 13h30: Contação de História “A Jia Encantada”, com Grupo Urutau de Teatro – G.U.T.E. | Palco principal (praça Matriz – rua Regente Feijó, 175)
20h: Show “Tributo a Vinícius de Moraes”, com Verônica Ferriani | Palco principal (praça Matriz – rua Regente Feijó, 175)
Dia 05/04 (sábado)
9h: Apresentações locais | Palco principal (praça Matriz – rua Regente Feijó, 175)
14h: Oficina “Meu pequeno diário”, com Pri Medeiros | Usina do Saber
16h30: Cortejo “Vozes da Literatura”, com Grupo Urutau de Teatro – G.U.T.E. | Palco principal (praça Matriz – rua Regente Feijó, 175)
20h: Show com Gabriel O Pensador | Palco principal (praça Matriz – rua Regente Feijó, 175)
Programação Permanente
Ônibus Livro Vivo, receptivo literário com Monalisa Machado
Quinta e sexta: 9h às 12h e 14h30 às 20h | Usina do Saber
Sábado: 14h às 20h | Usina do Saber
Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país e também por feiras em municípios do interior paulista. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade estabeleceu sua experiência no setor cultural e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano.
A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.