A Sabesp confirmou que houve a prorrogação até 31 de julho da isenção do pagamento das contas de água para pessoas que conseguiram entrar na tarifa social. No Estado são 2 milhões de pessoas que receberam o benefício. Não foi divulgado dados de Franca. A medida está vigente desde abril e, de lá para cá, também estão suspensos os cortes no fornecimento de água para esses beneficiários dessas tarifas. A previsão inicial era que o benefício seria válido para abril, maio e junho.
“A isenção da conta para as famílias de baixa renda das tarifas social e favela é uma forma de a Companhia contribuir para minimizar os impactos financeiros gerados pela pandemia da Covid-19. Para todos os consumidores, a empresa ampliou prazo para medidas de cobrança e tem disponibilizado negociações especiais e ampliação da regra de negociação de débitos em aberto para pagamento em 10 parcelas iguais”, informou a Sabesp, por meio de nota.
Uma outra ação que vem sendo realizada é a distribuição dos reservatórios para que casas com menos estrutura possam ter reserva de água ao menos por 24 horas, conforme determina decreto estadual 12.342/78.
Outra iniciativa foi a instalação de lavatórios, garantindo assim lugar
adequado para lavar as mãos em espaços públicos. Em Franca, esses equipamentos foram instaladas no Pronto Socorro Infantil, nas UPAs do Jardim Anita e Aeroporto, além de um quarto na Avenida Flávio Rocha, onde costuma ter circulação de pessoas fazendo caminhada e também é próximo da Secretaria Municipal de Saúde.
Veja os critérios para se cadastrar na tarifa social
a) Residência Unifamiliar:
O cliente deve ter:
a) Renda familiar de até 3 (três) salários mínimos;
b) Ser morador de habitação com área útil construída até 60m2;
c) Ser consumidor de energia elétrica com consumo de até 170kwh/mês
d) Não haver débitos para o imóvel;
e) Os clientes deverão a cada 24 meses, comprovar o enquadramento na tarifa social, sob penas de descadastramento automático, para os que não comprovarem
ou atingirem as condições estabelecidas para a renovação do cadastramento.
OU
Estar Desempregado, e desde que:
a) O consumo máximo seja de até 15m3;
b) Seja o titular da conta há mais de 90 (noventa) dias;
c) Último salário tenha sido de até 3 (três) salários mínimos;
d) Demissão não tenha ocorrido por justa causa;
e) Não conter débitos ou débitos negociados
f) tempo máximo do enquadramento será de 12(doze) meses, não podendo ser renovado.
Para solicitar a tarifa social, a Sabesp disponibiliza um site com informações e detalhes para fazer o pedido, que agora só é registrado pela internet.
*Esta matéria foi uma sugestão de leitor, que enviou a história pelo Whatsapp no (16) 9 9231-0055. Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida enviado mensagem para gente.
Saiba outros assuntos:
Corpo de homem está em geladeira do IML da região há 9 meses esperando identificação