Os adolescentes que cumprem medida de internação na Fundação Casa (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente de Franca participaram da primeira aula do curso de “Desenho Realista”, ministrado pelo artista plástico Eduardo Carvalho. A atividade aconteceu no dia 24/02 e divulgada neste dia 7/3.
O desenhista, reconhecido internacionalmente por sua técnica hiper-realista, já foi premiado com a medalha de ouro em uma exposição em Dubai, nos Emirados Árabes, em 2022 e recebeu o título de melhor artista em uma mostra realizada Londres/Escócia (Reino Unido) em 2023, além de ser destaque na exposição da FUNARTE em 2019.
A iniciativa foi articulada por meio de uma parceria entre a Fundação CASA, por meio do CASA Franca, pela Prefeitura de Franca e pela Fundação Esporte, Arte e Cultura (FEAC), por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). As oficinas terão duração de três meses, acontecendo sempre as segundas-feiras.
Durante a primeira aula, os jovens conheceram a trajetória de Carvalho, que teve origem humilde e chegou a atuar como trabalhador rural, padeiro e montador de móveis, até e que foi aprimorando seu talento até se voltar para o mundo acadêmico e cursar artes visuais na Universidade Leonardo da Vinci pela Uniasselvi.
Após isso, os jovens começaram a aprender as primeiras técnicas, utilizando como modelo o desenho, em close, de um tigre, feito com lápis de grafite.
Como explica o diretor do CASA, Moisés Teles, a oficina trouxe para os jovens uma nova perspectiva. “O projeto não só ensina técnicas, mas planta sementes para um futuro onde a criatividade e a disciplina se tornem ferramentas de mudança na vida desses jovens”, destacou.
A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, acrescenta ainda a importância da arte para esses jovens. “A iniciativa do CASA Franca une arte, educação e transformação social, pois mostra que é possível, com determinação e afinco, conquistar coisas que muitos julgam impossíveis”, concluiu.
Em janeiro, os jovens que cumprem medida também participaram na quarta e quinta-feira (08 e 09/01) de uma oficina de Graffiti (pintura mural) com os professores Wesley Mendes de Paula e Higor Rodrigues Ferrari.
A ação teve como objetivo preencher a agenda de férias escolares do centro socioeducativo e incentivar os jovens a usarem a arte como ferramenta terapêutica. A ação foi realizada em parceria com a Fundação Esporte, Arte e Cultura de Franca (FEAC).
A oficina ocorreu na quadra poliesportiva do centro socioeducativo. Antes de iniciarem a pintura, os jovens participaram da escolha do desenho e elegeram a palavra “Perseverança”, para estampar a parede do local.
De acordo com o coordenador pedagógico do CASA de Franca, Daniel Brandão, a oficina apresentou novas possibilidades de expressão para esses adolescentes. “Usamos o Graffiti como uma ferramenta pedagógica que permite a expressão artística, gerando também a exteriorização de sentimentos, pensamentos e questões pessoais de maneira criativa. Ela impacta diretamente no comportamento, autoestima e relações sociais dos adolescentes, além contribuir para a construção de um ambiente de ressignificação e ressocialização”, concluiu.
A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).
Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, com base no ato infracional e na idade dos adolescentes, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.
Leia também:
Artigo: Jovens da Fundação CASA precisam de educação e qualificação para se afastar da violência
Jovens da Fundação CASA de Franca participam de oficina de Graffiti