A Justiça Federal de Franca (SP) condenou a oito anos de prisão dois homens acusados de tráfico internacional de drogas. Eles foram presos em flagrante em março deste ano, quando transportavam 500,5 quilos de maconha pela rodovia Anhanguera, na região do município de Igarapava. A sentença também manteve a prisão preventiva dos réus.
Os condenados em primeira instância são José Edinaldo Alves e Lucas Benites. José Edinaldo está preso na Penitenciária de Franca e não foi possível confirmar onde Lucas Benites está detido. Lucas já responde a outro processo.
Os entorpecentes oriundos do Paraguai seriam levados de carro de Ponta Porã (MS), na fronteira do Brasil com o país vizinho, até a cidade de Uberaba (MG). Contudo, os dois homens foram abordados por policiais militares quando passavam pelo estado de São Paulo e confessaram o crime. Segundo os réus, cada um receberia R$ 10 mil pelo serviço. A abordagem ocorreu na Rodovia Anhanguera, no Km 422.
Os dois homens presos declararam no dia da prisão que eram acompanhados por mais um veículo, que serviria para anunciar a presença de autoridade policial no caminho. Porém, o motorista de carro não chegou a ser abordado. A contratação do transporte da droga ocorreu em Ponta Porã (MS) e a negociação foi feita com José Edinaldo, conforme consta em autos da Justiça Federal.
Quando Lucas foi preso, ele cumpria regime no semiaberto em processo que responde na comarca de Itapagipe (MG) por tráfico de drogas. José Edinaldo já foi autuado por roubo a banco, em caso registrado em 2009.
Eles foram denunciados pelo Ministério Público Federal por tráfico de drogas, crime previsto no artigo 33, caput, da Lei 11.343/06, com majoração da pena pela procedência transnacional da substância, conforme o artigo 40, I, da mesma lei. Um dos réus foi sentenciado a oito anos, um mês e seis dias de reclusão e o outro a oito anos e nove meses, ambos em regime inicial fechado.
Apesar da decisão judicial, eles podem recorrer da sentença.
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055