Exames de contraprova confirmaram que dois idosos que vivem no Lar de Ofélia foram contaminados com o novo coronavírus. Houve também dois funcionários infectados. Apesar do diagnóstico, todos estão bem e não tiveram sintomas. A confirmação para a Covid-19 aconteceu porque está ocorrendo teste em todos os quatro lares de idosos de Franca.
Todos estão em isolamento. Os idosos estão em quarto com apenas uma cama e recebem apoio psicológico, conforme a instituição. Eles estão assintomáticos. Os funcionários estão afastados e também assintomáticos.
Ao todo, 15 pessoas foram testadas positivas no teste rápido e por isso foram colocadas em isolamento. Há quatro funcionários que passarão por teste de RT-PCR em Ribeirão Preto nesta próxima semana para tentar confirmar a contraprova.
Demais idosos estão sendo monitorados pelas três psicólogas da instituição para auxílio na questão de saúde mental. A quantidade de pessoas por quarto também foi reduzida para evitar aglomeração.
*Matéria atualizada às 17h de 29/06/2020 para correção de informação: o teste positivo na contraprova foi no Lar de Ofélia e não no Lar São Vicente de Paulo. Leia mais sobre o assunto neste link.
Boletim da Vigilância Epidemiológica