Nesta sexta-feira (4), a Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Franca confirmou que 397 casos positivos de covid-19 foram identificados na cidade. Como não houve identificação de casos recuperados neste dia 4, os casos ativos só crescem na cidade. Agora há 5.102 pessoas que estão doentes no município. A partir desses números, o indicativo é que a doença continua crescendo diariamente.
Franca está em lockdown desde 27 de maio, mas as medidas restritivas só foram completamente seguidas de fato por cerca de cinco dias. Depois que começaram a pipocar ações na Justiça Estadual, vários setores conseguiram autorização, por meio de liminar, para voltar a funcionar com o recebimento de clientes ou trabalho interno de funcionários. As decisões começaram a ser proferidas em 1º de junho.
A Prefeitura recorreu e foi ao Supremo Tribunal Federal (STF), onde conseguiu derrubar as liminares. Agora trabalha para também cassar a liminar que o Atacadão obteve nesta quinta-feira (3).
Se não bastasse as disputas judiciais, houve casos de fiscalização da Patrulha Covid que beiram o inacreditável. Nesta semana, durante vistoria em uma academia na Avenida Champagnat, 23 alunos chegaram a ficar escondidos por cinco horas para tentar driblar a equipe de fiscalização. Não conseguiram.
E não são só os casos positivos que estão aumentando diariamente. Tristemente, as mortes também seguem aumentando. Nesta sexta-feira, o boletim trouxe sete pessoas que perderam a vida após complicações causadas pela covid-19. Desde abril de 2020, a cidade registrou 704 óbitos, uma média de 50 mortes mensais.
Os pacientes que vieram a óbito e tiveram as mortes notificadas neste boletim são: 3 mulheres, sendo duas pacientes com idade de 57 anos (uma apresentava comorbidades) e uma idosa, com 91 anos, as outras duas sem informações de doenças pré-existentes. Ainda houve as mortes de 4 homens, com 47, 65, 81 e 88 anos, sendo que os dois últimos pacientes apresentavam comorbidades.
Com a somatória dos 397 novos casos positivos de Covid-19, a cidade agora tem 31.122 pessoas que já foram infectadas pela covid-19 desde março de 2020. Os casos negativos apresentaram alta de 43.469 para 43.585 pessoas. Os casos suspeitos, que também indicam avanço do novo coronavírus, subiram de 3.935 para 4.018 pessoas. Os pacientes recuperados permaneceram em 25.316 pessoas.
O número de leitos de Enfermaria (Clínicos) está em 65 ocupados de 68 disponíveis – ocupação de 95,6%. Dos 59 leitos de UTI SUS Adulto disponíveis, 59 estão ocupados – 100% de ocupação. Os leitos de UTI Particular estão com 38 ocupados de 47 disponíveis – 80,9%.
Há um mês a Prefeitura de Franca não consegue garantir ampliação de novos leitos de UTI na cidade, nem com recursos próprios ou intermediando verba vinda do governo do Estado.
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055