Posicionamento informado em reunião do governador João Doria com um grupo de prefeitos de cidades-sede de região administrativa do Estado indicou que haverá relaxamento na quarentena que permitirá a abertura de lojas e academias e a realização de cultos. Os shoppings também podem ser incluídos. Franca deve ser uma das cidades que poderá realizar essas aberturas. Encontro aconteceu na tarde desta terça-feira.
O prefeito Gilson de Souza participou dessa reunião online. Representantes da saúde de Franca foram convidados a participar desse encontro. O coordenador de saúde Luiz Carlos Vergara e o secretário José Conrado Neto estiveram presentes.
Conforme apurado com participantes da reunião, Doria sinalizou que as diferentes regiões do Estado serão tratadas de forma particular na edição de novo decreto com regras de isolamento social. Até mesmo a situação de municípios diante da pandemia será um critério para análise.
Isso dá margem para sinalizar que Franca deverá editar alterações em seu decreto de calamidade pública flexibilizando o funcionamento de diversos serviços. A confirmação sobre esses detalhes será dada após coletiva de imprensa do governador, marcada para o meio-dia desta quarta-feira.
Franca está com 99 casos de Covid-19 e registrou três mortes. Estatística para simular uma situação mais grave indica que a cidade teria em torno de 200 a 240 casos, caso acompanhasse a evolução do contágio da doença tal qual acontece em outros municípios de mesmo porte.
Apesar das chances de abertura de lojas, retomada das academias e realização de cultos, será necessário que esses locais atendam a planos de segurança sanitária. A capacidade dentro desses espaços pode ser orientada para uma redução de 70%, de forma a evitar aglomerações. Uso de máscara e contínuo uso do álcool em gel também devem ser de uso obrigatório.
*Se você enfrenta problemas para receber algum auxílio, quer enviar uma foto para publicação, tem sugestão de matéria, quer fazer uma homenagem a alguém, está procurando trabalho, manda para gente pelo Whatsapp no (16) 9 9231-0055.
Leia mais assuntos em