Ícone do site F3 Notícias

Lojas, bares e academias são obrigados a ficarem fechados na região com nova regra do Plano SP

Centro de Franca durante quarentena. Foto: Renato Viana Albarral/F3 Notícias Whatsapp

Haverá regras mais rígidas com relação à quarentena na região de Franca entre os dias 25 e 27 de dezembro e entre 1 e 3 de janeiro. A determinação foi anunciada pelo governo de São Paulo nesta terça-feira (22). As medidas foram definidas com o argumento de conter a evolução do contágio do novo coronavírus. As mudanças correspondem ao retorno à fase vermelha do Plano São Paulo. O Departamento Regional de Saúde VIII de Franca, que compreende 22 municípios, estava na fase amarela, mas terá que regredir à fase vermelha em caráter temporário.

Outra deliberação dada pelo Centro de Contingência do Coronavírus é que em janeiro nenhuma região do estado irá avançar para a fase verde, a mais branda do Plano São Paulo.

“Precisamos do apoio dos municípios. Apoio dos prefeitos, secretários de saúde, assim como da própria população, até as vacinas chegarem. Está bem perto. Vamos imunizar e proteger os brasileiros”, declarou o Secretário de Estado de Saúde, Jean Gorinchteyn. “O uso de máscaras, além do distanciamento entre as pessoas e evitar aglomerações é imperioso”, acrescentou.

Entre 25 e 27 de dezembro e 1 e 3 de janeiro, somente supermercados, padarias, postos de combustíveis poderão abrir, além de farmácias. Nestes seis dias específicos, o atendimento presencial está proibido em shoppings, lojas, concessionárias, escritórios, bares, restaurantes, academias, salões de beleza e estabelecimentos de eventos culturais.

Nos demais dias, todo o estado continua na fase amarela, a terceira das cinco estipuladas pelo Plano SP. A exceção é a região de Presidente Prudente, com 45 municípios que retornam de forma extraordinária para a fase vermelha a partir do dia 25 e permanecem até a próxima reclassificação em janeiro. A taxa de ocupação de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) para covid-19 na região de Prudente está em 83,1%.

Já a reclassificação do faseamento foi remarcada do dia 4 para 7 de janeiro. Como novos prefeitos assumem os cargos no primeiro dia de 2021, o Governo do Estado fará reuniões a partir do dia 4 para apresentação do Plano SP.

Casos, mortes e internações

Em Franca, de acordo com o boletim da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Franca, há 9.627 casos confirmados desde março até esta segunda (21). Já foram 217 mortes de moradores e 1.297 pessoas ainda aguardam resultado de exame.

A média móvel está com crescimento de 2,7 com relação a casos confirmados. Sobre mortes, a média móvel praticamente está estagnada. A taxa de ocupação de leitos é 11 pacientes internados e são 43 UTIs disponíveis. Com relação a UTIs no SUS, são 7 pacientes internados e há 30 leitos.

O índice de isolamento social em Franca está atualmente em 37%, muito abaixo de outros períodos de quarentena, quando alcançou topo de mais de 50%.

De acordo com dados da Secretaria da Saúde, a taxa estadual de ocupação de UTIs atualmente é de 61,9%, com aumento para 67% na Grande São Paulo. São 4.775 internados na rede estadual em leitos de UTI e outros 6.215 em enfermarias – os dados se referem tanto a casos suspeitos como pacientes confirmados com coronavírus.

São Paulo já registrou 1,39 milhão de contaminados desde o início da pandemia, com 45.395 mortes até agora. No Brasil, os casos confirmados ultrapassam 7,26 milhões, com pouco mais de 187 mil mortes em decorrência da covid-19.

*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile