O Conselho Curador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) aprovou neste mês a distribuição de parte dos lucros para os trabalhadores. E nesta quarta-feira (19), a Caixa confirmou que fez o depósito do resultado do FGTS de 2019.
Foram creditados nas contas vinculadas ao fundo R$ 7,5 bilhões, equivalentes a 66% do resultado positivo de 2019. O resultado total do ano passado foi de R$ 11,32 bilhões.
Apesar do dinheiro extra repassado pelo banco estatal para a conta dos trabalhadores, o acesso ao recurso está travado para algumas situações. Os saques poderão ser feitos somente nas situações previstas na Lei 8.036/90, como nos casos de demissão sem justa causa, saque aniversário, aposentadoria e alguns outros critérios. Não será possível retirá-lo a qualquer momento.
Para verificar o extrato do valor repassado, as pessoas devem consultar o app FGTS (Android ou iOS) ou o site fgts.caixa.gov.br ou também pelo Internet Banking Caixa.
Segundo informações apresentadas durante a reunião do conselho, a distribuição dos recursos permitirá que o FGTS tenha rendimento de 4,90%, somados juros e correções obrigatórias. Dessa forma, o fundo passa a render mais que a poupança, que fechou 2019 com rentabilidade de 4,26%, e a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que terminou o ano passado em 4,31%.
A decisão do conselho não altera as hipóteses em que o trabalhador pode sacar o FGTS. No site da Caixa é possível obter mais informações, inclusive sobre os saques emergenciais do fundo devido aos efeitos da pandemia da covid-19 na renda dos brasileiros.
*Matéria F3 Notícias, com Agência Brasil
*Envie mensagem para gente, basta clicar no (16) 99231-0035 e encaminhar foto ou sugestão de matéria para o F3 Notícias Whatsapp.