Em uma noite marcada pela emoção, a sessão solene ocorrida na noite desta sexta-feira (7) homenageou as empreendedoras francanas Luiza Helena Trajano (Luizinha do Magalu) e Maria Lídia Borges Machado (ONG Pedra Bruta) com a medalha de mérito ‘Empreendedorismo Feminino Luiza Trajano Donato’.
O plenário da Câmara Municipal de Franca ficou lotado e contou com as presenças de familiares das homenageadas, empresários, lideranças políticas e autoridades.
Instituída pelo decreto legislativo 717 de 3 de abril de 2024, a homenagem, de iniciativa do presidente da Câmara Municipal de Franca, Daniel Bassi (PSD), oficializa o reconhecimento e o agradecimento do Poder Legislativo às homenageadas pelos relevantes trabalhos desenvolvidos em favor da população francana.
As honrarias foram entregues pelas mãos do presidente do Legislativo e das vereadoras Andrea Silva (Republicanos) e Marília Martins (PSOL). Também participaram da solenidade os vereadores Fransérgio Garcia (PL), Marcelo Tidy (MDB).
Mulheres do Brasil
A líder do Grupo Mulheres do Brasil, Eliane Sanches Querino, parabenizou as homenageadas e os vereadores pela iniciativa e o reconhecimento às referências no empreendedorismo.
“A gente vê o que fez o empreendedorismo de Luiza Helena, da dona Luiza e dessa família que a gente só tem orgulho. É uma família que engrandece Franca”, afirmou.
Eliane ainda destacou a importância do empreendedorismo social feito pela liderança de Maria Lídia.
“Trabalho que lapida gente, jovens de escolas públicas que ela traz com aulas aos sábados e muito mais, e as coloca nas melhores universidades do país. Meninos que a vida só transforma através da educação.”
Neto emocionado
André Rossi Machado, neto da homenageada Maria Lídia, agradeceu a presença de todos e destacou a emoção de toda a família
“É com o coração cheio de orgulho que venho aqui celebrar, reconhecer a relevância da minha vó, que é uma figura que personifica a essência da educação e do empreendedorismo social”, disse.
O autor da homenagem e presidente da Casa de Leis vereador Daniel Bassi enfatizou a importância do reconhecimento de lideranças e referências do empreendedorismo na cidade.
“Não tem pessoa melhor para levar o nome da medalha que Luiza Trajano Donato, a maior empreendedora do Brasil e uma das maiores do mundo. Tudo cresceu em Franca, quantos empregos foram gerados através dela? Não dá para estimar o quanto essa mulher fez de bem para nossa cidade. E que bom que a gente pode eterniza-la”, disse Bassi.
Maria Lídia
A homenageada Maria Lídia Borges Machado relembrou parte de sua trajetória e a paixão pela educação e o apoio de amigos e familiares.
“Fico muito honrada por receber esse título, sabe porquê? O amor que a gente tinha pela tia Luiza, era uma pessoa tão linda, uma mulher de visão tão expansiva, tão grande, que ela apoiava a gente. Tinha vontade de fazer diferença e fez a diferença”, disse.
“Ela fez muito pela nossa Franca, e continua fazendo porque o legado que ela deixou não é para qualquer pessoa. E fico feliz porque era uma grande mulher” enfatizou.
Luizinha
Emocionada, Luiza Helena Trajano lembrou: ‘hoje o que posso dizer a todos vocês é gratidão! A vida tem sido muito boa para nós! Eu tive minha tia até 97 anos e pude curti-la muito nos últimos dez anos, aos finais de semana, dia e noite’, disse a presidente do Conselho de Administração do Magalu
“Em nome dessa família quero agradecer muitíssimo Daniel Bassi, Eliane, ao Dr. Radaeli, todos os vereadores e as queridas vereadoras. Ela sempre vai estar viva no coração das empreendedoras, pois uma medalha dessa, dada pela primeira vez aqui e que não conheço em nenhum outro lugar, daqui a cem anos, teremos outras mulheres com a medalha Luiza Trajano Donato no peito”, acrescentou a empreendedora.
Novidade
A empresária anunciou ainda uma novidade: a implantação da Escola de Vendedores ‘Luiza Trajano Donato’ na casa onde a tia viveu: ‘vai ser um exemplo para todo Brasil’
Luiza Helena finalizou agradecendo. ‘Muito obrigado a todos vocês que fazem a nossa vida melhor. Quero pedir a vocês que coloquem o Brasil acima de tudo, o país está precisando de união, o mundo está precisando, vamos largar de ter um lado ou outro, vamos ter o lado do bem, o lado do melhor, o lado de fazer com que nossos netos e bisnetos tenham orgulho de nós’.