O governo do Estado de São Paulo divulgou nesta sexta-feira, no começo da tarde, que de forma geral a pandemia do novo coronavírus está em fase de desaceleração em questão de óbitos e internações. Porém, na região de Franca, que engloba 22 municípios no Departamento Regional de Saúde VIII, esses dados ainda seguem em crescimento.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, disse em coletiva de imprensa que leitos de UTI Covid estão previstos para funcionar na região nas cidades de Igarapava e Ituverava. Atualmente, pacientes em estado grave em Franca estão sendo transferidos para a Santa Casa de Ituverava.
“Dentro os cinco indicadores do Plano SP, dois têm o maior peso, que é ocupação de leitos de UTI e o outro a taxa de internações. Estamos hoje na melhor taxa de ocupação, com 54,3% de ocupação de leitos de UTI. Há dois meses, essa taxa era de 63%. Estamos tendo quedas no índice de taxa de internações também. Dentre as 22 regiões do Estado, 11 delas já têm uma taxa de internação abaixo das 40 internações por 100 mil habitante, índice que o Plano SP delimita sobre a intensidade da pandemia naquela região. As regiões de São José do Rio Preto e Franca ainda têm uma taxa de ocupação de leitos ainda um pouco alta, mas novos leitos estão sendo adicionados”, detalhou Marco Vinholi.
Os dados regionalizados sobre internações não foram divulgados ainda pelo Estado.
A Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Franca confirmou nesta quinta-feira (27) o número de 71 vidas perdidas. Houve também 73 novos casos positivos de Covid-19 confirmados, elevando o quadro de 3.493 para 3.566 casos confirmados. A confirmação de infecção, de fato, diminuiu de intensidade levemente com relação à semana passada.
O número de leitos de Enfermaria (Clínicos) está em 21 ocupados de 43 disponíveis. Os leitos de UTI-SUS Adulto estão com 31 ocupados de 31 disponíveis. Não há pacientes nos 5 leitos de UTI SUS Infantil. Os leitos de UTI Particular estão com 12 ocupados de 19 disponíveis.
Ao longo desta semana, a cidade de Franca praticamente não deve taxa de leitos de UTI Covid desocupados, demonstrando certo agravamento de pacientes com a doença. A cidade ainda continua com número alto de casos suspeitos: são 783 pessoas aguardando resultado para novo coronavírus.
Os casos negativos aumentaram de 3.870 para 4.101. Os pacientes recuperados aumentaram de 726 para 753.
Veja gráficos divulgados nesta sexta (28) pelo governo do Estado de São Paulo:
*Envie mensagem para gente, basta clicar no (16) 99231-0035 e encaminhar foto ou sugestão de matéria para o F3 Notícias Whatsapp.