Projeto inovador em Franca neste próximo mês pretende ajuda a alavancar a exportação no setor calçadista. A rodada de negócios Franca Business Round vai reunir no Hotel Dan Inn 27 importadores de sete países do continente americano. O evento será entre os dias 18 e 20 de março. Estão envolvidos na organização a Prefeitura de Franca, a ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), o Sebrae de Franca e o InvestSP.
Tentar ampliar a atuação na exportação é uma medida que contribui para desenvolvimento local e ajuda a aumentar o PIB do município por atrair divisas de fora do país. Outro impacto direto que esses encontros de negócios podem trazer é aumentar a renda per capita e gerar emprego e renda.
A prefeitura local é responsável por mais de 50% do investimento para a realização do encontro de negócios, enquanto os demais apoiadores e também empresas instaladas em Franca complementam os recursos para que o evento seja organizado na cidade.
“A qualidade dos calçados francanos é reconhecida por sua excelência e a prefeitura, pela primeira vez, irá promover algo neste sentido. O prefeito Gilson de Souza quis fazer os incentivos para as principais feiras, mas viu a importância de trazer os importadores para nossa cidade. Isso movimenta o turismo, a economia local, o comércio e trará resultados excelentes para à indústria, que é a principal beneficiada direta”, aponta o secretário de Desenvolvimento de Franca, Anderson Minamihara.
No encontro de negócios já estão confirmadas as participações de 32 empresas francanas, conforme apurou a reportagem. Houve processo de inscrição por parte da prefeitura e possibilidade de marcas de pequeno, médio e grande porte participarem.
“Foi feito o que chamamos de matching making. Encontrar empresas que têm diversificação e foco, duas coisas fundamentais. Isso levamos em consideração para selecionar empresas que tem foco com os importadores que estão vindo. É muito importante quando a micro e pequena empresa têm acesso a um novo mercado, que é o caso de feira. O empreendedor tem um custo muito reduzido para ter acesso a esses importadores”, explica Vinícius Agostinho da Nóbrega, gerente regional do Sebrae em Franca.
“Franca têm muitas qualidades e precisa atrair compradores, fomentar a exportação dos seus produtos e o calçado foi escolhido para abrir as portas. No futuro, será a vez do café, das confecções, da lingerie e de todos os outros setores”, disse o prefeito Gilson de Souza.
Empreendedores podem buscar mais informações técnicas do evento na Secretaria Municipal de Desenvolvimento, pelo telefone (16) 3711-9846 ou no DNI-ACIF (Departamento de Negócios Internacionais da ACIF), no número (16) 98181-3534.
Leia desdobramento desta notícia em