Cerca de 400 empresários e lideranças das regiões de Franca, Ribeirão Preto e Sertãozinho participaram do lançamento local do Programa Jornada de Transformação Digital. O evento aconteceu no Senai Márcio Bagueira Leal, em Franca, na manhã desta quarta (28).
A jornada é uma iniciativa conjunta Ciesp/Fiesp/Senai/Sebrae e já tem mais de 12 mil empresas inscritas. Trata-se de um programa gratuito para empresas com faturamento de até R$ 8 milhões, que visa proporcionar um aumento da produtividade por meio da modernização dos processos produtivos e da revisão e atualização do modelo de negócio.
Opresidente do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Rafael Cervone, que fez a abertura do evento, disse que o estado de São Paulo tem hoje 54 mil empresas que se enquadram como micro, pequenas e médias. De acordo com ele, este foi o perfil mais impactado nos negócios durante a suspensão das atividades no período da pandemia.
“De longe quem mais sofreu foram as micro, pequenas e médias empresas. A gente sabe que 66% estão nos estágios iniciais da digitalização e que empresas que investem nisso têm resultados financeiros três vezes melhor”, disse Cervone.
Manufatura Enxuta
O presidente do Compi (Conselho Superior da Micro, Pequena e Média Indústria) da Fiesp, Luciano Coutinho, explicou que a jornada promove, acima de tudo, racionalização e otimização dos processos dentro das empresas. De acordo com ele, um estudo comparativo entre pequenas e médias empresas brasileiras e alemãs, mostrou que a produtividade de nossas empresas está entre 50% e 60% mais baixa do que as do país europeu. De acordo com ele, isso acontece porque as empresas europeias fizeram um movimento pela manufatura enxuta há muito tempo, algo que deveria ter sido repetido pelo Brasil pelo menos nos anos 90.
Segundo ele ainda, a participação na jornada permite ganhos em eficiência energética, que impactam positivamente as contas de energia em pelo menos 10%.
“A Jornada de Transformação Digital é muito importante porque é factível, ela está ao alcance de todos vocês”, afirmou Coutinho.
Coutinho ainda chamou a atenção para a necessidade da integração digital dos processos de produção. De acordo com ele, as empresas chinesas, por exemplo, têm trabalhado a digitalização combinada com a automação.
O diretor do Ciesp Franca, Carlos José Martins Tavares, que foi o anfitrião do evento, representando a macrorregião, da qual também fazem parte, Ribeirão e Sertãozinho, destacou que hoje a jornada é o Programa mais importante em curso dentro das entidades que representam a indústria paulista, como o Ciesp. “É um programa que vai capacitar nossas indústrias para que elas possam melhorar a performance”, disse Carlos. O diretor do Ciesp Ribeirão Preto, André Francisco Ignacio, também prestigiou o evento.
O Ciesp representa hoje oito mil indústrias do estado de São Paulo. As inscrições para a jornada podem ser feitas pelo site Link