No último domingo, houve uma invasão em Brasília que resultou em atos de vandalismo e grande prejuízo para o erário público, além de violência e questionamento em torno de ações democráticas. Para manifestar de forma contrária, grupos organizaram manifestações pacíficas a favor da democracia. Em Franca, haverá concentração para ato público no centro, na Praça Nossa Senhora da Conceição. Será um ato de rua, com panfletagem e diálogo com a população.
Às 19h, haverá ato público na Câmara Municipal de Franca (Rua da Câmara, 01, Parque das Águas). Será um ato onde representantes de diversos setores da sociedade abordarão a importância da democracia e da luta contra o golpismo.
Esse movimento foi gerado depois que bolsonaristas invadiram as sedes dos três poderes em Brasília e cometeram atos de terrorismo.
Grupos de Franca foram para Brasília para atuar nas manifestações. Estima-se que 200 moradores da cidade deslocaram-se para o DF.
Quem organiza o ato democrático em Franca é a Frente Francana de Defesa da Democracia. “Não aceitaremos a destruição de nosso já incipiente sistema democrático. Abaixo os golpistas, fascistas e todos seus financiadores! Apoio: Mandato do Vereador Gilson Pelizaro, UNESP Franca, Sindicato dos Servidores Públicos de Franca, OAB – Subsecção de Franca, Comissão Justiça e Paz do Regional Sul 1 da CNBB, Conselho Diocesano de Leigos de Franca, Centro Acadêmico de Direito “André Franco Montoro”, SINTUNESP – Franca, MST, MTST, PCB, PCO, PT, JPT, PSOL, UJR, UP, Afronte, Close Certo e Vidas Presas Importam”, divulgou a organização.