Ícone do site F3 Notícias

Menos casos de Covid-19 recentemente ainda não é sinal de epidemia controlada, alerta secretário

Foto: Divulgação/Agência Brasil

“A evolução da epidemia é dia a dia. A equipe técnica sinaliza que a tendência é aparecer mais casos. Por isso precisamos Ficar em Casa, manter nossa curva baixa para que nosso sistema de saúde consiga suportar”. A fala do secretário municipal de saúde de Franca, José Conrado Neto, serve de alerta e precaução.

Franca, nesta semana, não teve a confirmação de vários casos de novo coronavírus como vinha acontecendo nas duas últimas semanas. A cidade chegou a registrar nesta sexta-feira 72 casos positivos, dois a mais do que registrado na quarta-feira (quinta não houve registro positivo). Enquanto isso, os casos negativos estão aumentando em maior número. Nesta sexta já são 178, enquanto na quinta esse dado estava em 172.

Nesta semana também houve um aumento de pessoas que conseguiram recuperar-se da Covid-19. Atualmente há 21 pacientes que receberam alta. O número de pessoas que faleceram em decorrência do novo coronavírus é de três, sendo o último caso um idoso de 64 anos, que ficou internado entre o dia 1º a 8 de maio no Hospital do Coração de Franca.

“A Prefeitura de Franca, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa em seu Boletim nº 52 dessa sexta-feira, 15, que o quadro apresentou dois registros positivos de Coronavírus, elevando para 72. Os registros suspeitos caíram para 34, enquanto os casos negativos saíram de 172 para 178. O número de pacientes recuperados também segue estável em 21, enquanto o número de óbitos na cidade continua sendo de 3”, detalhou nota oficial.

“Dos dois pacientes positivos dessa data, um é profissional de saúde, com idades variando entre 20 e 30 anos e o outro, acima de 70”, completou o boletim da Prefeitura.

Atualmente há oito pacientes internados, dois casos a menos que na quinta-feira. No CTI, antes havia três pessoas em estado grave, mas uma delas conseguiu melhorar e não precisa mais de respiração com ajuda de aparelhos. Dois pacientes continuam no CTI.

Ao mesmo tempo que a cidade não enfrenta um crescimento progressivo de casos, as autoridades de saúde alertam que Franca é referência para atendimento em uma região com 22 municípios. Hospitais em São Joaquim da Barra e em Ituverava também podem absorver internações. Conforme o secretário municipal de saúde de Franca, a demanda regional pode causar problemas no sistema público de saúde. “Lembrando que a referência hospitalar de Franca atende também a região”, apontou.

Nas cidades próximas, conforme boletim do governo do Estado de São Paulo (dados podem estar atrasados com relação a informações dos próprios municípios) o atual quadro é de:

Patrocínio Paulista – 2 casos

Guará – 1

Nuporanga – 1

Ituverava – 2

Miguelópolis – 3

Igarapava – 3

Orlândia – 6

São Joaquim da Barra – 9

Morro Agudo – 9

Ipuã – 12

A Secretaria de Estado da Saúde informou que para a região, pelo SUS, há 42 leitos na região destinados para Covid-19, sendo que há 24 leitos de UTI.

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile